- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú

Estaleiro, Estaleirinho e Tedesco Marina recebem certificação internacional Bandeira Azul

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -


Balneário Camboriú renova o selo pelo quarto ano

Pelo quarto ano consecutivo as praias do Estaleiro e do Estaleirinho, além da Tedesco Marina, recebem a certificação internacional do programa Bandeira Azul, aprovada pelo júri internacional em setembro, em Copenhague, na Dinamarca e divulgada nesta sexta-feira (1).

No Brasil, foram certificadas 22 praias.

A abertura da temporada 2021/2022 do programa ainda não foi anunciada oficialmente.

- Publicidade -

A secretária do Meio Ambiente Heloísa Furtado Lenzi acredita que deva acontecer em dezembro.

“Estamos felizes porque a cada ano avançamos mais na qualidade ambiental das praias do Estaleiro e Estaleirinho pelos critérios internacionais da Certificação Bandeira Azul. Nossas praias receberam o prêmio de destaque em educação ambiental com os episódios da “Webserie Semana Bandeira Azul”, desenvolvidos na temporada passada”, disse a secretária.

“Também fomos destaque no júri internacional pois a aprovação da Certificação para a próxima temporada foi sem nenhuma sugestão ou recomendação, o que comprova que estamos no caminho certo na gestão das praias com aprovação irrestrita nos critérios internacionais”, segue Heloísa.

- Publicidade -

A diretora da Tedesco Marina, Juliana Tedesco dos Santos, disse ao Página 3 que “Estamos muito felizes com a continuidade das ações ambientais que envolvem todos que fazem parte desse universo náutico na Tedesco Marina. Por ser um conjunto de ações, nada aconteceria se não fosse com o engajamento e o respeito pelo meio ambiente que todos demonstram quando mudam hábitos e colaboram com ideias e ações.
A concretização disso é sermos contemplamos novamente com a Bandeira Azul, que é um símbolo de muita responsabilidade e muito trabalho, é sempre uma honra poder hastear essa bandeira na Tedesco Marina”.

Na temporada passada a Bandeira não foi hasteada por causa da pandemia. Mas este ano será diferente e a secretária anunciou que estão planejados muitos eventos e projetos inovadores para o período em que a Bandeira estará hasteada.

Costa Verde&Mar

A Costa Verde&Mar é a região turística com maior número de certificações no país: são nove praias e duas marinas certificadas.

As nove praias

  • Estaleiro (Balneário Camboriú)
  • Estaleirinho (Balneário Camboriú)
  • Piçarras (Balneário Piçarras)
  • Quatro Ilhas (Bombinhas)
  • Mariscal (Bombinhas)
  • Conceição (Bombinhas)
  • Praia Grande (Penha)
  • Bacia da Vovó (Penha)
  • Saudade (Penha)

As duas marinas

  • Tedesco Marina (Balneário Camboriú)
  • Marina Itajaí (Itajaí)

A certificação

Para conquistar a certificação internacional concedida a praias e marinas é preciso cumprir anualmente uma lista de critérios, desde gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, acessibilidade, segurança, serviços, infra-estrutura, responsabilidade social, entre outros.

O Programa

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países.

No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

O júri internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), United Nations Environment (UNE), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), World Health Organization (WHO), International Union for Conservation of Nature (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Lifesaving Federation (ILS), International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA), European Environment Agency (EEA), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), World Cetacean Alliance (WCA) e European Network for Accessible Tourism (ENAT).

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -