- Publicidade -
- Publicidade -
29.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Inscrições abertas para quarta edição do Juntos pelo Rio Camboriú

A quarta edição da limpeza do Rio Camboriú, a ‘Juntos pelo Rio Camboriú’, já tem data para acontecer: será no dia

6 de maio, sábado, a partir das 7h, com dois pontos de saída – o píer do Barco Pirata, na Barra Sul de Balneário, e a Náutica Camboriú, na Av. Santa Catarina, em Camboriú. 

A comunidade pode e deve participar e as inscrições já estão abertas. A organização também está em busca de apoio do poder público, de empresas e entidades.

- Publicidade -

Um dos organizadores da Juntos pelo Rio Camboriú e que também é presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú, Valdir de Andrade, conta que as inscrições já estão abertas por este link (riocamboriu.lionsbccentro.org.br). 

A organização espera a participação de 220 pessoas – em 2022, participaram 189 voluntários. 

“Chegamos em nossa quarta edição dessa campanha de sensibilização e conscientização para a correta destinação dos resíduos despejados nas margens e no leito do Rio Camboriú. Diante da situação que nosso rio se encontra, por conta da questão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Nova Esperança e ausência de esgoto em Camboriú, vemos que a limpeza do rio se torna ainda mais importante. Inclusive para a segurança dos participantes, vamos limpar somente da ponte da BR-101 para o outro lado, pois ali em frente ao Oceanic Aquarium é o ponto de saída da ETE e não queremos comprometer a saúde de ninguém. Estaremos nos prevenindo dessa forma”, diz.

A limpeza do rio acontece anualmente e tem, segundo a organização, uma ‘conotação simbólica’, diante de tudo o que ele representa para as duas cidades – e a crise hídrica que se aproxima se nada for feito (estimada para 2025, segundo estudos da Univali).

 “Precisam ser feitas obras, como o esgoto de Camboriú, resolvida a questão da ETE de Balneário, e ainda o Parque Inundável, que será discutido em audiência pública no próximo dia 17 (saiba mais aqui). Estamos provocando o andamento das coisas, pois o futuro do nosso rio também está totalmente ligado a tudo isso e também à conscientização da população em não jogar lixo no rio, pois sempre que limpamos, encontramos móveis diversos, muito plástico, etc”, completa.


Voluntários podem se inscrever por este link (riocamboriu.lionsbccentro.org.br) e empresas e entidades que queiram ajudar, podem contatar Valdir de Andrade via (47) 99983-6073. A organização precisa de apoio com embarcações, materiais (camisetas do evento, luvas e sacolas para coleta do lixo, etc) e ainda óleo diesel (fornecido aos pescadores que apoiam na limpeza) e na divulgação com faixas publicitárias (banners).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -