Em reunião da Associação de Moradores do Bairro Pioneiros (AMPI) realizada nesta terça-feira (16), para discutir a situação do Rio Marambaia e outros assuntos, o diretor geral da Emasa, Douglas Beber levou boas notícias: a dragagem está prestes a começar e deverá estar concluída até a temporada, ou antes disso.

O encontro contou com a participação de cerca de 70 pessoas, incluindo os vereadores André Meirinho, Alessandro Kuehne ‘Teco’, Juliana Pavan e o suplente Naifer Neri.
O presidente da AMPI, César Rafael Sedrez Gonzaga disse que a principal novidade veio através do diretor da Emasa.
“Estamos há tempos acompanhando junto da Emasa a situação do Rio Marambaia, participando de reuniões. Apontamos para eles que pedissem apenas a dragagem ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), porque se retirarem o lodo do fundo do rio já vai fluir melhor, e a expectativa é de que o IMA libere a obra em breve, e ela já foi licitada, podendo começar em setembro. Mas a notícia ainda é extraoficial, ficamos efusivos com ela, pois batalhamos tanto. Imagina-se que essa obra fique pronta até o fim de novembro, para a temporada”, diz.
Obra já foi licitada e custará cerca de R$ 600 mil
O diretor da Emasa, Douglas Beber salientou que o licenciamento geral para as melhorias do Rio Marambaia segue tramitando no IMA, mas que esse processo individual, que trata apenas da dragagem, realmente deve receber liberação nos próximos dias.

“Essa liberação trata apenas da dragagem, para retirar o material acumulado no fundo, que causa aquela mancha preta que vai para o mar em dias de maré alta/chuvarada. Outra novidade é que, em conjunto com o prefeito Fabrício Oliveira, optamos por fazer a licitação concomitante ao processo em andamento, que foi finalizada e teve a empresa vencedora [Submar Dragagens] na última segunda-feira (15), em um contrato de pouco mais de R$ 600 mil”, contou.
Dragagem tende a ser finalizada até a temporada
Agora, a Submar será homologada como vencedora e precisará esperar a emissão da AF (Autorização de Fornecimento), e quando sair a liberação por parte do IMA já poderá começar a dragagem no Rio Marambaia.
“Acreditamos que até o começo de setembro devemos ter autorização do IMA, com todos os detalhes ajustados e podemos começar. Temos três meses para fazer a obra, mas a ideia é que, se correr tudo bem, terminamos até antes. A expectativa é que a gente tenha, até o começo da temporada, um rio já dragado”, acrescentou, citando ainda que o prefeito Fabrício tem um ‘compromisso com o meio ambiente’, e que esperam ter até o fim do ano 100% do saneamento no Estaleiro e Estaleirinho.
“Para sermos uma cidade com o ciclo completo do saneamento”, pontuou.
Mobilidade urbana também foi pauta
O presidente da AMPI, Gonzaga destacou outro assunto importante do bairro: a mobilidade urbana da região norte. Segundo ele, o diretor da BC Trânsito, Ricieri Ribas, fez uma explanação sobre o que a prefeitura pretende fazer, como a saída do Bairro Pioneiros pela Rua Miguel Matte.
“Talvez um viaduto. Eles imaginam fazer um elevado que vai sair da Avenida das Gaivotas, no Ariribá… vai ter ainda o encontro das avenidas Do Estado com a Osvaldo Reis, por isso terão que fazer um projeto conjunto com Itajaí, talvez um binário, para dispersar o fluxo para outros sentidos. Serão obras muito grandes e a intenção é também tirar a rotatória que fica na frente da Baltop, no fim da Av. do Estado, fazer mais semáforos… a entrada do Pioneiros passaria a ser pela Rua Osmar Nunes, passando pela Av. Atlântica para retornar”, disse.