- Publicidade -
- Publicidade -
20.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Live abre Semana do Meio Ambiente em Balneário Camboriú, com novidades ‘no mar e na terra’

Sábado haverá ação com Ecoponto e brindes, na Emasa

A live ‘BC Sustentável’ dará início à programação da Semana do Meio Ambiente em Balneário Camboriú nesta terça-feira (1º), às 19h, com participação da secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi, e do prefeito Fabrício Oliveira.

“Reurbanização da Avenida Atlântica contará com plantio de restinga e ‘parque verde'” (Divulgação)

A transmissão será pelo Facebook e Instagram da prefeitura (@prefeituradebc). Segundo a secretária, serão divulgadas novidades, assim como apresentação do projeto da reestruturação da praia central, que será um ‘parque verde’, inclusive com plantação de restinga.

“Queremos que a comunidade ajude a defender e a valorizar”

A secretária explica que a ideia da live é apresentar as ações ambientais desenvolvidas na cidade e conversar com a população.

- Publicidade -

“Queremos que a comunidade ajude a defender e a valorizar, revertendo a imagem de Balneário positivamente, pois fomos notícia a nível nacional sobre a falta de balneabilidade em nossa praia central e hoje ela está totalmente própria para banho. Somos referência também na questão dos resíduos, com vários municípios nos contatando para saber sobre as ações que realizamos”, diz.

Praia central: plantio de restinga e parque verde

A secretária e o prefeito Fabrício também vão falar sobre o alargamento da faixa de areia da praia central – que deve trazer benefícios ambientais também – assim como a futura reurbanização da Avenida Atlântica, que receberá um ‘parque verde’.

“Inclusive será plantada espécie nativa de vegetação de restinga. Não somos selva de pedra, queremos que a população tenha orgulho desse nosso lado ambiental. Temos Guarda Municipal Ambiental, Fiscalização extremamente atuante… vamos divulgar também novidades, ações que serão desenvolvidas no mar e na terra. Muitas coisas bacanas serão feitas”, acrescenta, citando que na última semana receberam técnicos do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) que vieram para conhecer a obra de perto.

Visita do IMA à obra do alargamento semana passada (Foto Divulgação/PMBC)

“Eles licenciaram o alargamento da faixa de areia de Canasvieiras, em Florianópolis, mas aqui está sendo totalmente diferente. Eles vieram para saber como estão fazendo e se estamos cumprindo todos os requisitos e viram que sim. Foi muito positivo e seguiremos com o acompanhamento de perto do IMA durante toda a execução”, aponta.

Restinga: população precisará ajudar

A secretária antecipa que a licitação para plantio da restinga deve ser lançada em breve, e que a ideia é que imediatamente após a colocação da areia inicie o plantio da vegetação nativa. “A população vai precisar nos ajudar a cuidar. Não é um mato, é a proteção da nossa praia. Estaremos com isso modificando a imagem da praia central, com um parque muito verde. Gostaríamos que os moradores olhassem tudo o que estamos fazendo pela área ambiental, e que vissem que podemos e devemos nos orgulhar porque apesar de nossa área ser extremamente adensada, temos muito respeito ao meio-ambiente e cuidamos dele”, afirma.

Sonho futuro: praia central com Bandeira Azul

Com essas modificações na estrutura da Avenida Atlântica e da praia central, Heloísa diz que já consegue sonhar mais alto: a praia pode, um dia, receber o selo Bandeira Azul, que certifica as praias e marinas que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio e trabalham em cima da conscientização ambiental. Hoje Balneário possui duas praias certificadas: Estaleiro e Estaleirinho, além da Tedesco Marina. “É o grande sonho, um dia recebermos a certificação também na praia central, e é possível! Parecia difícil despoluí-la, e conseguimos. Também estamos em fase final da licitação que irá monitorar a nossa enseada durante o alargamento da faixa de areia, analisando também a questão dos briozoários”, explica.

Parada Sustentável com Ecoponto e brindes no sábado

Seguindo a programação, no sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá uma Parada Sustentável, das 10h às 12h na Quarta Avenida, na frente da Emasa, onde um Ecoponto receberá óleo de cozinha usado, lâmpadas, pilhas, tampinhas de garrafa pet e lacres de latas.

- Publicidade -

Também serão aceitas no local doações de produtos de limpeza para causa animal. Quem participar da Parada Sustentável, entregando os resíduos no Ecoponto ou doando materiais de limpeza, receberá brindes como camiseta, caneca, canudo retornável e ecobag. Também serão distribuídas mudas de plantas. O evento tem apoio da Guarda Municipal e BC Trânsito.

Cada material deixado pela população no Ecoponto vale brinde:

  • Um litro de óleo de cozinha usado: um brinde
  • Cinco lâmpadas pequenas ou duas grandes: um brinde
  • Dez pilhas: um brinde
  • 50 tampinhas de garrafa pet ou 100 lacres: um brinde
  • Doação de produtos de limpeza
  • a cada dois litros de produto ou um quilo de sabão: um brinde.
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -