- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

Marina Itajaí convoca voluntários para mutirão de limpeza das águas no fim de semana

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Ação terá início às 8h30min de sábado (20), com saída da Marina Itajaí. Saiba como participar.

Como parte das ações que marcam a semana de programação sobre conscientização ambiental e sustentabilidade, a Marina Itajaí promove neste sábado (20), a segunda edição mutirão de limpeza “Baía Limpa”, com o apoio do projeto ‘Parley for the Oceans’, da Associação Náutica de Itajaí, Instituto Itajaí Sustentável, Ubaitaba e Veleiro Eco.

A concentração e saída dos voluntários para o início da ação ocorrerá às 8h30min na Marina Itajaí e passará pela orla da Baía Afonso Wippel, na Beira Rio.

“Estamos muito animados em poder contribuir no mutirão de limpeza do Rio Itajaí-Açu, junto com a Marina Itajaí”, avalia Thais Goncalves, coordenadora do programa Brasil Parley for the Oceans que atua na interceptação de plástico marinho, limpeza de ilhas remotas e educação ambiental.

O Parley Brasil já conduziu mais de 100 ações de limpezas e recolheu mais 20 mil quilos de detritos marinhos nos últimos dois anos.

“Como sabemos da importância de engajar a população quanto à problemática do lixo, programamos um dia dedicado à união em prol da limpeza das águas e convidamos todos os cidadãos, entidades, ONGs e grupos a participarem do mutirão de coleta de resíduos em diversos pontos do Rio Itajaí-Açu. Essa é uma ação que encerra nossa semana de atividades ligadas à sustentabilidade”, lembra Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

Na quarta-feira, a Marina Itajaí também recebeu a cerimônia de certificação e hasteamento da Bandeira Azul, selo internacional recebido para a temporada 2021/2022 que comprova o turismo sustentável, educação ambiental e gestão ambiental no complexo náutico. Também foi palco para palestras, exposições e visitação aos veleiros de pesquisas oceanográficas, o Tara (36 metros), da fundação francesa Tara Océan, e o ECO (60 pés), da UFSC, que fazem parte da expedição internacional AtlantEco.

Como participar

Para participar do mutirão de limpeza, seja recolhendo o lixo ou oferecendo sua embarcação para o transporte dos voluntários, basta fazer a inscrição por meio do link: https://bit.ly/RegistroDeParticipante.

As vagas são limitadas.

A concentração dos voluntários terá início às 8h30min na Marina Itajaí, onde serão passadas as orientações do evento e protocolos de prevenção e controle da Covid-19 como uso obrigatório de máscara e distanciamento entre os participantes, além da distribuição dos kits de luvas e sacos de lixo individuais para a coleta de resíduos que deverão ser depositadas em recipiente isolado ao término da ação.

Os participantes também ganharão álcool gel 70% para higienização das mãos, frutas e água no início e fim da ação.

Programação

- Publicidade -

08h30 – Concentração na Marina Itajaí e orientações Parley

09h00 – Distribuição de sacos e luvas e divisão dos grupos

09h15 – Início do mutirão de limpeza/saída dos barcos e grupos

11h15 – Retorno dos Barcos

11h30 – Pesagem dos Resíduos e separação

12h00 – 12h30 – Encerramento do Mutirão + Compartilhamentos

Fonte: Rotas Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -