- Publicidade -
15 C
Balneário Camboriú

Modelo bem sucedido da Ambiental foi destaque em seminário nacional sobre manejo de resíduos sólidos

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A cobrança individualizada pelo serviço de coleta e tratamento de resíduos sólidos, praticada em Balneário Camboriú e outras cidades pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda., foi apresentada como uma solução socialmente justa e tecnicamente viável, no seminário Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria de Resíduos Sólidos no Brasil, realizado nesta quarta-feira, 19, em Brasília.

Devido à relevância do tema, o seminário contou com a presença dos ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Almirante Flávio Rocha (Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República); além do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e outras autoridades e empresários ligados ao assunto.

- Publicidade -

O problema é desafiador: o que o País pode fazer para acabar com os mais de 3.000 lixões existentes no território nacional.

E a resposta, como foi colocado pelo prefeito Fabrício Oliveira, pode estar aqui em nossa região, com o modelo de cobrança individualizada proposto, desenvolvido e aperfeiçoado pelas administrações municipais e a Ambiental ao longo dos anos.

Hoje esse sistema é adotado em Balneário Camboriú, São Francisco, Joinville, Itajaí, Itapema e São José; atendendo uma população em torno de 1,6 milhão de pessoas que cresce para mais de 2,5 milhões durante as temporadas de verão.

Após 24 anos de experiência nessa forma de trabalho, a Ambiental superou as dificuldades iniciais, aperfeiçoou as práticas e evoluiu, por exemplo, com a coleta para fins de reciclagem que ocorre de maneira bem sucedida em Balneário Camboriú.

- Publicidade -

No encerramento do seminário, o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Almirante Flávio Rocha, destacou que o assunto é tão urgente e importante que o Presidente Jair Bolsonaro determinou a imediata criação de uma agenda nacional sobre o assunto.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -