- Publicidade -
- Publicidade -
29.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Mutirão nas praias agrestes de Balneário Camboriú mobilizou 163 pessoas do Projeto Missão Calebe 

O mutirão de limpeza realizado no sábado (27) nas praias de Taquaras e Estaleiro retirou 18 sacos de 100 litros de micro lixos, como bitucas de cigarro, tampas de garrafas, lacres de latinhas e demais detritos de plásticos. 

Participaram da ação 163 pessoas, entre frequentadores das duas praias e voluntários do Projeto Missão Calebe, da Igreja Adventista. 

O mutirão foi coordenado pela empresa RE7 Ambiental, contratada via licitação pela Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam) para executar atividades de educação ambiental do Programa Bandeira Azul. 

- Publicidade -
Mutirão movimentou 163 voluntários (Foto Guilherme Martins)

Antes do mutirão, os voluntários acompanharam oficinas sobre a certificação internacional Bandeira Azul e resíduos sólidos. 

As atividades também tiveram a presença da oceanógrafa da Semam, Luana Mocelin, e de representantes do projeto Recicla BC.

O mutirão e as oficinas fazem parte da programação desenvolvida durante a temporada de verão nas praias que têm a Bandeira Azul hasteada (Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho).

Este é o segundo ano que a iniciativa acontece com a parceira da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Balneário Camboriú, através do Projeto Missão Calebe, e  Secretária do Meio Ambiente do Município.

Projeto Missão Calebe

O Projeto Missão Calebe é um programa voluntário, de serviço social e testemunho que desafia os jovens da igreja adventista a dedicarem suas férias em prol da comunidade. Jovens e adultos que realizam diversos trabalhos voluntários, como limpezas de praças e praias, reforma de casas e auxilio às pessoas carentes das mais diferentes formas, seja com doação de alimentos, roupas ou levando uma mensagem de esperança. 

Em Balneário Camboriú o projeto já é reconhecido através da Lei Municipal nº 4.328 de 18 de outubro de 2019, que institui no Calendário Oficial do Município de Balneário Camboriú o “Dia Municipal da Missão Calebe”, iniciativa da Juventude Adventista em toda a América do Sul, a ser comemorado anualmente na cidade. 

Programa Bandeira Azul 

Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão.

- Publicidade -

No Brasil, há 25 praias certificadas, três delas em Balneário Camboriú – Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. A Marina Tedesco de Balneário Camboriú também é certificada pelo quinto ano consecutivo.

As ações desta temporada começaram em 13 de janeiro e vão até 8 de março.

Programação

  • 10 fevereiro, das 10h às 13h: Aventura Marinha: Guardiões do Oceano, no Estaleiro
  • 10 fevereiro, das 13h30 às 16h30: Aventura Marinha: Guardiões do Oceano, no Estaleirinho
  • 12 fevereiro, das 10h às 13h: Aventura Marinha: Guardiões do Oceano, em Taquaras
  • 12 fevereiro, das 13h30 às 16h30: Navegando em Boas Práticas – Lições de Praia Sustentável, em Estaleiro
  • 16 fevereiro, das 13h30 às 16h30: Aventura Sustentável – Resíduos Sólidos, em Taquaras
  • 23 fevereiro, das 13h30 às 16h30: Patrulha da Praia: Missão Segurança, no Estaleiro
  • 08 março, das 13h30 às 16h30: Certificação Internacional – Bandeira Azul, no Estaleirinho
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -