Em comemoração ao Dia Mundial da Água, na próxima segunda-feira (22), a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove o Simpósio Virtual: “Água: as conexões da vida e do mundo”, com a participação do velejador Vilfredo Schürmann, que já coordenou duas expedições de volta ao mundo no mar da Família Schürmann.
Além da palestra de Vilfredo, o evento terá uma mesa-redonda para discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Década do Oceano, já que o ano de 2021 marca o início de uma década voltada para os cuidados não apenas com a água doce, mas também com o mar.
Cerca de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,2 mil milhões vivem sem saneamento adequado em todo o mundo. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 1 em cada 3 pessoas não têm acesso a água potável no planeta.
No Brasil, um levantamento feito em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 18,4 milhões de brasileiros não recebem água encanada diariamente.
O Simpósio é organizado pelo projeto de extensão Água Viva e pela Conasa Infraestrutura, em parceria com a coordenação dos cursos de Oceanografia e Engenharia Ambiental e Sanitária da Univali. Para participar acesse: youtube.com/univalivideos.
Programação
18h30 às 19h30: Palestra de abertura com Vilfredo Schürmann
19h30 às 22h: Mesa-redonda – A saúde humana, o autocuidado e os reflexos na saúde da água (Mediação Profa. Dra. Camila Burigo Marin, Coordenadora do Projeto de extensão Água Viva – Univali)
A Década do Oceano e você (Profa. Dra. Barbara Lage, Coordenadora do Maré de Ciência – Unifesp e corresponsável pelas oficinas subnacionais da Década do Oceano)
A importância do tratamento de água e esgoto na saúde das águas (Conasa)
Hábitos humanos e o reflexo na saúde das águas (Profa. Dra. Katia Naomi Kuroshima – Univali, expert em poluição)
Não existe fora! (Profa. Msc Rafaela Picolotto – Univali, expert em Gestão e Valoração de Resíduos Sólidos)
Como cuidar da saúde bucal sem se descuidar da saúde das águas? (Msc. Juliana Reis – Presidente da Regional de Minas Gerais da Associação Brasileira de Odontopediatria)
Remédio ou veneno? O uso e o descarte conscientes de medicamentos (Dra. Maíra Bicca – Farmacologista na Johns Hopkins University – USA)