- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú

PDT de Balneário Camboriú e Instituto IDEIA realizam ação de limpeza na Praia do Coco neste sábado

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O PDT de Balneário Camboriú e o Instituto IDEIA vão fazer neste sábado (16), a partir das 8h30, uma ação de limpeza na Praia do Coco. O evento era para ter acontecido em 18 de setembro, mas foi adiado por conta do mau tempo. A comunidade pode participar. 

Segundo a organização, a concentração de voluntários será 8h30 na frente do quartel dos bombeiros, no Pontal Norte, no deck. 

A Praia do Coco foi escolhida através de indicação do Instituto IDEIA, porque no local tem muito micro resíduo e lixos, que ficam nas pedras como também são levados pela maré [como plásticos, redes, etc.]. 

O vereador do partido, Patrick Machado, no mandato passado realizou duas limpezas na região (abril/2018 e julho/2019) e lá identificou bastante lixo. Na ocasião, cerca de 80 sacos de resíduos foram retirados. 

- Publicidade -

A limpeza será concentrada tanto na Praia do Coco quanto no entorno, como no deck.  

Quem está organizando o evento é o Diretório Municipal do PDT Balneário Camboriú, em conjunto com seus movimentos: Núcleos de Base, Juventude Socialista, Ação da Mulher Trabalhista e Movimento Negro.


Nota do PDT

Aproveitando a ação de limpeza da Praia do Coco, o partido lançou documento se posicionando sobre o assunto e apresentando proposições quanto a temática.

- Publicidade -

Confira a nota na íntegra: 

Em defesa da gestão de resíduos sólidos e do meio ambiente

Desde a fundação do PDT, o partido coloca a causa ambiental como um dos seus compromissos básicos estatutários, “em defesa da natureza brasileira e por um meio ambiente sadio para a preservação da base biológica e do desenvolvimento autossustentável do nosso País”. O Trabalhismo Democrático propugna por um movimento de defesa da natureza brasileira, contra a deterioração do meio ambiente resultante de uma exploração econômica predatória. 

Somos a favor do desenvolvimento socioeconômico, com garantias sustentáveis e respeito ao meio ambiente, sem retroceder a práticas ultrapassadas, bem como de uma legislação que busque minimizar os impactos, coíbam as diversas formas de poluição, fortalecendo uma política de gestão de resíduos sólidos. 

E Balneário Camboriú, nos termos da Lei Federal n 12305/2010, ainda não se ajustou ao cumprimento de todas as obrigações previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pois nosso município ainda não possui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), sendo esse um instrumento de planejamento que visa nortear os municípios para o cumprimento das obrigações previstas pela PNRS, e sua elaboração é condição necessária para tenha acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. 

Diante disso, o PDT Balneário Camboriú, em conjunto com seus movimentos, filiados e simpatizantes, com sua bancada de vereadores, propõe-se a lutar pelas bandeiras ambientais no município e levantar o debate das políticas de resíduos sólidos da nossa cidade, apresentando as seguintes propostas para o Poder Executivo: 

– A elaboração de edital de compras públicas sustentáveis, priorizando fornecedores que possuem empreendimentos ambientalmente corretos. 

Assim, o PDT de Balneário Camboriú quer construir uma política municipal que visa alcançar a verdadeira política pública de gestão dos resíduos sólidos e de questões ambientais, além de abranger questões sociais, econômicas, tecnológicas e de saúde pública, promovendo também a inclusão social e a educação ambiental. 

Por fim, como um passo para este movimento, programamos uma ação “Limpeza da Praia do Coco”, com a remoção de micro resíduos sólidos das trilhas, praia e costão de pedras no Pontal Norte. 

Contamos com todos que queiram ajudar, convide seus amigos. Venha conosco! 

Balneário Camboriú (SC), 15 de outubro de 2021. 

Diretório Municipal do PDT de Balneário Camboriú

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -