- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Programa ‘Penso, Logo Destino’ do IMA SC será apresentado aos 11 municípios da Amfri

O programa de Logística Reversa ‘Penso, Logo Destino’ (PLD) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) será apresentado aos 11 municípios da Amfri, no próximo dia 21, às 10h, através da regional Itajaí. 

A apresentação será na sede da Amfri em Itajaí, para gestores de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Ilhota, Camboriú, Luiz Alves, Penha, Porto Belo, Itapema, Balneário Piçarras e Bombinhas.

O coordenador estadual, Cícero (E), o gerente da Regional Itajaí, Nelson com Vinicius e Wagner, representantes do Programa na Regional de Itajaí e Nilo (D) da coordenação estadual do Programa. (Divulgação/IMA/SC)

O Penso, Logo Destino foi criado em 2019 pela Regional do  IMA/Florianópolis, para conscientizar a população sobre a disposição correta dos resíduos sólidos e hoje conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses.

- Publicidade -

O coordenador do IMA/Itajaí, Nelson Oliveira explicou que o objetivo é articular a logística reversa baseado na Lei de Residuos Sólidos de 2010, que instituiu a política nacional, determinando as responsabilidades e que os resíduos devem retornar ao setor empresarial”, disse.

O programa começou pelos municípios menores. Mais de 240 dos 295 municípios, têm menos de 20 mil habitantes. Dos 11 municípios da Amfri, só dois, Ilhota e Luís Alves têm menos de 20 mil habitantes e já estão conveniados. 

“O município assina um convênio com o IMA e isso não tem custo nenhum, então ele entra para o mapa que vai indicar determinados produtos para que as entidades gestoras, constituídas pelos fabricantes e importadores conforme determina a Lei de 2010, resgatem os resíduos para devolver ao setor empresarial, para que não cause danos ao meio ambiente”, segue Nelson, dizendo que o IMA funciona como uma conexão entre os geradores de resíduos e as entidades gestoras que operam a logística reversa.

Os resíduos mais nocivos são lâmpadas, óleo, eletrônicos, agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias.

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses e trabalha para tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e menos produz resíduos sólidos urbanos.

O Programa é dividido em três etapas: logística reversa (etapa atual), coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos. Para isso, o IMA atua como mediador entre a sociedade civil, poder público e as entidades gestoras (que representam os fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes dos produtos que geram os resíduos abrangidos pela logística reversa). O projeto funciona através de parcerias entre o IMA e os municípios por meio de termos de cooperação.

- Publicidade -

O PLD tem a meta de conquistar até 2024, a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. 

Em 2025, o cronograma do PLD quer chegar aos 41 municípios de médio porte com população entre 20 até 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A disposição correta dos resíduos sólidos é um tema que movimenta grandes discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

O que é Logística Reversa?

A logística reversa, também conhecida como logística reversível ou inversa, consiste no conjunto de procedimentos de coleta, reuso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Fabricantes e comerciantes também são responsáveis pela destinação final dos resíduos pós-consumo.

O processo tem como objetivos a proteção do meio ambiente, geração de oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e redistribuir direitos e deveres sobre o gerenciamento dos resíduos urbanos. Além do mais, a reciclagem é uma aliada também na geração de empregos, na eficiência energética, na redução do impacto da poluição, na racionalização do uso da água e na preservação dos recursos naturais.

As três etapas do PLD


*Logística Reversa – foca na restituição dos resíduos ao setor empresarial para reaproveitamento de produtos, como lâmpadas, baterias, pneus, pilhas e outros;


*Coleta Seletiva – visa segregar e destinar para reciclagem as embalagens de plástico, papel, vidro e metal para reciclagem;


*Compostagem dos Resíduos Orgânicos – com cascas de frutas e restos de alimento.


O IMA faz parceria com diversas entidades e promove a cooperação entre os municípios. A partir daí, os municípios instalam estruturas voltadas para receber os resíduos, promovem a educação ambiental nas escolas, fazem a capacitação e recolhimentos itinerantes, entre outras ações.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -