Os indicadores do ReciclaBC, o Programa de Reciclagem de Balneário Camboriú, mostram que janeiro deste ano teve o segundo melhor resultado desde 2017, inferior apenas a janeiro de 2023.
Foram recolhidas 450,44 toneladas de recicláveis, que correspondem a 5,94% do total de resíduos recolhidos.
“Certamente Balneário Camboriú está reciclando volumes bem mais elevados, que não entram na nossa estatística, porque parte desse material é recolhido por catadores e entregue a empresas privadas”, comentou a engenheira Valéria Basso, que coordena o ReciclaBC, na Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda.
Os materiais coletados são entregues ao Centro de Valorização de Materiais, a usina de reciclagem que está em operação, na Canhanduba.
Novos ecopontos
A Ambiental ativou dois novos ecopontos, um na Praia dos Amores (Avenida Carlos Drummond de Andrade (autoatendimento, recebe plástico, papel, metal e vidro, pilhas e baterias em quantidade domiciliar) e o segundo no Nova Esperança, na Rua José Alves Cabral (autoatendimento, recebe plástico, papel, metal, vidro, pilhas e baterias em quantidade domiciliar).
SAIBA MAIS SOBRE O RECICLABC
Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.
Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/
Pergunta: uma mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.
Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.
Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.
Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.
Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista a construção de uma Central de Valorização de Materiais, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.
Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta:
Taquaras: Rua Flamboyan com Alameda das Acácias (autoatendimento) – além plástico, papel, metal e vidro, recebe pilhas e baterias em quantidade domiciliar.
Nações: Avenida Palestina, esquina com a Rua Paraguai – além plástico, papel, metal e vidro, recebe pilhas, lâmpadas e baterias em quantidade domiciliar e óleo de cozinha.
Centro: 3ª Avenida, esquina com a Rua 2870 – além plástico, papel, metal e vidro, recebe pilhas, lâmpadas e baterias em quantidade domiciliar e óleo de cozinha.
Centro: Praça Higino João Pio – além plástico, papel, metal e vidro, recebe pilhas, lâmpadas e baterias em quantidade domiciliar e óleo de cozinha.
Barra: Praça do Pescador – além plástico, papel, metal e vidro, recebe pilhas, lâmpadas e baterias em quantidade domiciliar e óleo de cozinha.
Estados: Avenida Santa Catarina, esquina com Rua Bahia (autoatendimento) – além plástico, papel, metal e vidro, recebe pilhas e baterias em quantidade domiciliar.
Praia dos Amores: Avenida Carlos Drummond de Andrade (autoatendimento) – além plástico, papel, metal e vidro, recebe pilhas e baterias em quantidade domiciliar.
Nova Esperança: Rua José Alves Cabral (autoatendimento) – além plástico, papel, metal e vidro, recebe pilhas e baterias em quantidade domiciliar.
Eles funcionam 24 horas por dia e, durante o dia, têm um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes), pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.
Pergunta: como funciona o PEV?
O PEV recebe (linha branca) refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar etc; (linha marrom) monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras etc; (Linha Azul): batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras etc; (Linha Verde): computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares etc; Resíduos de Construção Civil até 0,5m³; Resíduos de poda até 0,5m³; Resíduos recicláveis em geral; Resíduos Volumosos, todos eles em quantidades domiciliares e somente para moradores de Balneário Camboriú
O PEV não recebe pilhas e baterias; pneus; medicamentos vencidos; caixas d’água; ;telhas de fibrocimento; latas e restos de tinta; lâmpadas fluorescentes; embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes.
Funcionamento: Av. Santa Catarina, nº 801 – Estados (anexo a Secretaria de Obras), de segunda a sábado das 7h30 às 11h30h e das 13h30 às 16h50.
Para ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/
Para ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/
Para agendamento de coleta de volumosos – WhatsApp 47 99993-0220
Para contato com o ReciclaBC – WhatsApp 47 99647-9495