Acontece entre 18 e 24 de setembro a Semana da Água 2023, que contará com diversas ações em Balneário e Camboriú. Desde 1999, a campanha acontece, para impulsionar discussões e ações para proteger os recursos hídricos – na região o foco é o Rio Camboriú, que se encontra em estado complexo, por conta da ausência de tratamento de esgoto em Camboriú e ainda os problemas na Estação de Tratamento (ETE) de Balneário.
Neste ano, o tema da Semana da Água será ‘Hidroconsciência: valorizando a água com uma visão sistêmica’. Haverá mais ações organizadas pelos municípios, como limpezas de rios (que aconteceram nos anos anteriores), mas a programação ainda não foi divulgada, apenas a organizada pelo Comitê Camboriú.
Segundo a organização de parte da Semana da Água, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, o conceito ‘hidroconsciência’ se refere à forma como a água está presente no universo, no planeta, na cidade, nas casas e corpos.
A consultora do Comitê, Aline Antunes, disse que trata-se da consciência sobre a importância desse elemento fundamental à vida, a água.
“Desde o seu ciclo básico até a concepção de diferentes formações como as bacias hidrográficas. A hidroconsciência tem como objetivo provocar reflexões sobre o impacto das atividades humanas e a relação com a água”, diz, comentando que a programação da Semana contempla não apenas Balneário, mas toda a região do Vale do Itajaí, incluindo uma visita técnica em Ibirama.
A abertura da Semana está marcada para às 13h30 de 18 de setembro, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, ocasião em que ainda haverá, em conjunto com o Instituto Água Conecta, uma capacitação técnica presencial sobre o Novo Marco Legal do Saneamento Básico e o Esgotamento Sanitário.
“Assim, convidamos toda a comunidade a participar deste evento, cujo objetivo é despertar e ampliar essa consciência ambiental sobre a importância da manutenção, melhoria da qualidade e da quantidade da água dos rios das bacias do Itajaí e do Camboriú, para o desenvolvimento econômico e social da região”, acrescenta.
O evento de abertura terá a participação de especialistas na área de saneamento que irão abordar os seguintes temas: – Tratamento de esgoto doméstico em comunidades isoladas — Prof. Dr. Adriano Tonetti (UNICAMPI); – Saneamento é saúde, esgoto é desperdício — Prof. MSc. Gustavo Russo (UNIVALI); – Alternativas para tratamento de esgoto doméstico em comunidades rurais — Humberto Brusadelli Pereira da Silva (SAMAE Blumenau); – Projeto de gestão dos sistemas individuais de esgotamento sanitário da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) — MSc. Simone Gomes Traleski (AMVE).
Programação da Semana da Água, organizada pelo Comitê Camboriú
18 de setembro, às 13h30
- Capacitação – Novo Marco Legal do Saneamento Básico e o Esgotamento Sanitário
- Local: Auditório do Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú.
- As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita, via linktr.ee/comiteriocamboriu.
20 de setembro, às 19h
- Diálogo do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07
- Online, ao vivo no canal do Youtube da UNIFEBE e GTEA 07
21 de setembro, às 8h30
- Capacitação “Novo Marco Legal do Saneamento Básico” e Visita Técnica
- Local: Auditório UDESC Alto Vale em Ibirama (palestras) e ETE CASAN Ibirama (visita técnica no período da tarde)
- As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita, via linktr.ee/comiteriocamboriu.