- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú

Semana da Água acontece nesta semana, integrando todos os municípios da região do Vale do Itajaí

Balneário está representada pelo Comitê Rio Camboriú

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A Semana da Água 2021 inicia nesta segunda-feira (20) com o tema ‘Os cuidados com a água em nossos municípios: o que os Comitês de Bacia têm a ver com isso?’. Balneário e Camboriú estão representadas pelo Comitê Rio Camboriú. Há programação presencial e virtual. O destaque da região é o Mutirão de limpeza no Parque linear de Camboriú [Rua José Cezário Pereira, 1 – Centro, Camboriú], que acontece no sábado (25), às 9h. 

Segundo a Consultora do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas (Comitê Camboriú), Aline Antunes, a Semana da Água, uma iniciativa do Comitê do Rio Itajaí desde 1999, segue até domingo (26). 

“Esse ano realizamos o evento em parceria com o GTEA-RH07, que é o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental que engloba a nossa região hidrográfica – que compreende os rios Itajaí e Camboriú. O objetivo dessa semana é incentivar a comunidade e entidades a fazerem ações práticas, com programação virtual e presencial, em prol dos recursos hídricos e do meio-ambiente”, explica. 

Aline salienta que há a programação oficial do evento, que está sendo transmitida através do canal no YouTube do GTEA-RH07 (https://www.youtube.com/c/GTEARH07). 

Live nesta terça

- Publicidade -

O Comitê Camboriú participará de uma live nesta terça-feira (21), a partir das 19h, quando a programação será 100% focada em Balneário e no Rio Camboriú, com participação da EMASA, da Univali e da Águas de Camboriú. 

Vale lembrar que a situação do Rio Camboriú é alvo de atenção porque se nada for feito (a obra do Parque Inundável e o sistema de esgoto de Camboriú), Balneário e Camboriú sofrerão uma crise hídrica já a partir de 2025 [segundo estudos da Univali].

A programação presencial é bastante extensa, abaixo você pode conferir as ações que serão realizadas por Balneário e Camboriú: 

- Publicidade -

*Quarta-feira, 22, 8h30 – Ação: Troca de Óleo por semente – Projeto Com-Vida CAIC Ayrton Senna da Silva, em Balneário: Em vista da desinformação, quanto ao descarte correto do óleo de cozinha usado e o quão poluente é, busca-se conscientizar alunos da escola CAIC Ayrton Senna da Silva, juntamente com os Núcleos de Educação Infantil e a comunidade em geral, para que tragam este resíduo para a escola CAIC em potes ou garrafas pet; o óleo será trocado por pacotes de sementes de hortaliças, incentivando o plantio e o consumo de vegetais. 

*Quinta-feira, 23, 16h – Exibição do vídeo ‘Água, um pingo de consciência’, para os alunos do colégio E.E.B. Prefeito Amádio Dalago, de Camboriú. 

*Sexta-feira, 24, 8h30 – Ação: Confecção de coletores de tampinhas e lacres – Projeto Com-Vida CAIC Ayrton Senna da Silva, em Balneário: Por conta da grande quantidade de plásticos e lacres descartados incorretamente, serão confeccionados coletores que possam incentivar crianças e adolescentes a praticar a coleta destes resíduos. Os coletores serão confeccionados com materiais recicláveis, com embalagens de produtos utilizados pela escola.  

*Sexta-feira, 24, manhã, tarde e noite – Alunos do Ensino Médio do colégio Professor José Arantes, de Camboriú, vão confeccionar caixas de reciclagem personalizadas; já os estudantes do Ensino Fundamental fizeram desenhos sobre a água – os trabalhos serão expostos na sexta-feira. 

*Sábado, 25, 9h – Mutirão de limpeza: Ação de limpeza do Parque linear de Camboriú [Rua José Cezário Pereira, 1 – Centro, Camboriú]. 

Programação virtual 

Toda a programação pode ser conferida aqui: https://www.youtube.com/c/GTEARH07

*Segunda-feira, 20 – 19h – Abertura; 19h30 – Comitês de Bacia – atuação e importância / Vinícius Tavares Constante – Gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE; 20h – Questionamentos. 

*Terça-feira, 21 – 19h – Abertura; 19h10 – Saneamento básico no município de Camboriú / Henrique Gonçalves Mendes – Coordenador de Operações/Águas de Camboriú,  19h30 – Saneamento básico no município de Balneário Camboriú / Caio Cardinali – Analista Químico/EMASA 19h50 – Disponibilidade hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú / Paulo Ricardo Schwingel – Professor/UNIVALI; 20h10 – Questionamentos. 

*Quarta-feira, 22, Diálogo do GTEA RH7 – 14h – Abertura; 14h10 – Educação ambiental e interfaces com a gestão de recursos hídricos / Ricardo Marcelo de Menezes – Professor/UNOESC, representante do Fórum Catarinense de Comitês de Bacia Hidrográfica e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos; 15h10 – Questionamentos. 

*Quinta-feira, 23 – 19h – Abertura; 19h10 – Terraplanagem e práticas legislativas / Kátia Ragnini Scherer – Professora/Furb 19h40 – Impactos da turbidez nas Estações de Tratamento de Água / Diane Rodrigues Silveira – Diretora de ETA e ETE do Samae de Gaspar; 20h10 – Questionamentos. 

*Sexta-feira, 24 – 14h – Abertura; 14h10 – Práticas/estudos realizados na Bacia Águas de Ibirama / Gabriele Vanessa Tschöke – Professora/Udesc Proposta de efetivação do enquadramento dos corpos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí / Rubia Girardi – Presidente do Instituto Água Conecta e responsável pela elaboração da proposta de monitoramento da descarga fluvial e da intrusão da cunha salina no Itajaí-Açu / Mauro Michelena Andrade – Professor/Univali – Estudos sobre a contaminação por protozoários patogênicos na região do Vale do Itajaí / Juliane Araújo Greinert Goulart – Professora/FURB 16h – Questionamentos.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -