A Semana da Água iniciou oficialmente nesta segunda-feira (18) e segue com diversas ações, em Balneário Camboriú e região pelos próximos dias. Saiba mais abaixo.
Peça teatral nas escolas
Cinco escolas da rede municipal de Balneário Camboriú (NEI Bom Sucesso, NEI Odácia Tereza Damázio, CEM Professor Armando Cesar Ghislandi, CEM Ariribá e CEM Vereador Santa) recebem, nesta semana (18 a 21/9), o espetáculo teatral “Jacamasa: em busca da água perdida”, voltado à conscientização das crianças envolvidas para o uso coerente e responsável da água.
A atividade integra o Programa Jacamasa da Empresa Municipal de Água e Saneamento do Município (Emasa) e reforça o tema da Semana da Água 2023: “Hidroconsciência: uma visão sistêmica de valoração da água”.
De forma lúdica e educativa, o espetáculo aborda um tema fundamental para a sobrevivência – o uso consciente da água -, utilizando elementos circenses, como jogos da palhaçaria, e recursos tecnológicos. Cenas gravadas fazem a composição do cenário com os palhaços que atuam ao vivo, interagindo com o público local e os personagens da tela.
A atividade busca incentivar os alunos a refletir sobre ações do dia a dia que são realizadas de forma irresponsável e contribuem para a escassez de água em todo o planeta, provocando momentos de inquietação e desconforto a respeito do desperdício, da poluição e do uso não consciente.
Abertura da Semana e capacitação técnica
A abertura da Semana da Água 2023 foi realizada na segunda-feira (18), em Camboriú, no auditório do Instituto Federal Catarinense, com capacitação técnica sobre o Novo Marco Legal do Saneamento Básico e o Esgotamento Sanitário.
O início do evento foi marcado por falas do presidente do Comitê Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel, o prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, a presidente do Instituto Água Conecta, Rubia Girardi, o coordenador da Semana da Água, José Constantino Sommer e a diretora geral do IFC Campus Camboriú, Sirlei Albino, que compartilharam sobre a importância do debate sobre a preservação dos recursos hídricos na região.
A abertura também foi marcada pela apresentação cultural do grupo de maracatu Baque Mulher, que trouxe ritmo e energia para começar a Semana da Água.
Também estiveram presentes no evento o Secretário de Saneamento de Camboriú, José Pedro Costa, o presidente da Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, Edson Godinho, a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, o diretor técnico da EMASA, Alexandre Motta, a Secretária de Educação de Camboriú, Maria Alice Pereira, o vereador de Camboriú John Lenon e o ex-prefeito de Balneário Camboriú e ex-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (pré-candidato a prefeito de Camboriú).
Novo Marco
O destaque do dia foi a capacitação técnica sobre o Novo Marco Legal do Saneamento Básico e o Esgotamento Sanitário, com palestras de especialistas como os professores Adriano Tonetti, da Unicamp, Gustavo Russo, da Univali, Humberto Brusadelli Pereira da Silva, do SAMAE Blumenau, e Simone Gomes Traleski, da AMVE, que compartilharam conhecimentos sobre o tema.
Mais ações
A Semana da Água 2023 é uma chamada para a consciência ambiental da sociedade e uma celebração à água.
O Comitê Camboriú elaborou mais atividades, acompanhe abaixo:
Terça-feira, 19/09, às 15h – Teatro sobre o tema água + roda de conversa sobre os animais que vivem na água, na Escola Montessori Saber Viver, em Balneário Camboriú (eventos para a comunidade escolar)
Terça-feira, 19/09, das 9h às 17h30 – Saída de campo (para alunos da Univali), para análise dos impactos e mudanças do clima na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, com o professor Marcus Polette
Quarta-feira, 20/09, à tarde – Captação da água da chuva (atividade escolar), na escola estadual Presidente João Goulart, em Balneário
Quarta-feira, 20/09, às 19h – Diálogo do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07, online, ao vivo no canal do Youtube da UNIFEBE e GTEA 07
Quinta-feira, 21/09, das 7h30 às 12h – Plantio de mudas por alunos e servidores, no IFC Camboriú.