- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú

Semana ODS Na Prática começa neste domingo em Balneário Camboriú

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A Semana ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Na Prática começa neste domingo (19) em Balneário Camboriú. Os integrantes do Comitê Balneário Camboriú, do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realizam diversas ações focadas na preservação e consciência ambiental – como plantio de árvores nativas, mutirão de limpeza no Rio Camboriú, caminhada ecológica e até uma oficina de lixeiras feitas com garrafas pet [confira a programação completa no final desta matéria].

A Semana ODS Na Prática se junta às 100 milhões de pessoas que, de 17 a 28 de setembro, estarão mobilizadas com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas que contribuem efetivamente para o alcance das metas estabelecidas pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU. A mobilização faz parte da Semana Global de Ação pelos ODS.

A coordenadora de mobilização do Comitê ODS Balneário Camboriú, Carina Giunco, do Instituto Selo Social, explica que a Semana busca mobilizar e inspirar mais pessoas a aderirem à Agenda 2030. 

“Muitas pessoas já realizam ações positivas e voltadas à preservação ambiental, mas queremos incentivar que elas relacionem com a prática ODS”, destaca Carina, acrescentando que a programação foca na temática ambiental, assunto urgente e recorrente, como e necessidade de limpeza dos oceanos e rios e preservação das florestas. Para Carina, a programação aproxima sociedade e movimento, ‘quando as pessoas conhecem melhor sobre o assunto, elas passam a ser responsáveis também’.

Ela salienta que toda a comunidade pode participar da programação da Semana ODS Na Prática. Entre as atividades estão a limpeza do Rio Camboriú, no dia 25, a Trilha da Ponta da Galheta, na Praia de Taquaras, no dia 26, com o recolhimento de microlixo, além da oficina de confecção de lixeiras com garrafa pet – de 20 a 24. 

- Publicidade -

Outro momento importante será a visita institucional à Câmara de Vereadores, no dia 22 (quarta-feira), quando a coordenadora geral ODS em Balneário, Esther Fregossi, pedirá atenção dos vereadores, para um projeto de lei na Câmara dos Deputados que orienta que todas as cidades façam seus planejamentos voltados para para o desenvolvimento sustentável. 

“Nosso objetivo é exatamente ampliar ações e divulgar a importância da maior quantidade possível de pessoas a abraçarem a causa (dos ODS) e não são apenas instituições que podem aderir ao Movimento ODS, pessoas físicas também – podem e devem”, convida a coordenadora de mobilização.

Como Balneário está em relação aos ODS

Carina lembra que são 17 objetivos e 169 metas para o desenvolvimento sustentável. Que tanto Balneário Camboriú quanto o Brasil ainda têm desafios imensos para atingi-las, especialmente no que se refere a 2 (fome zero e agricultura sustentável), 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 5 (igualdade de gênero), 10 (redução das desigualdades), 15 (vida terrestre) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

Programação

19/9, 10h – plantio de árvores nativas com o Rotary, com concentração nas margens do Rio Cedro;

- Publicidade -

20 a 26/9, das 14h às 18h – montagem de lixeiras com garrafa pet com a eco artista Arlene Dellatorre;

22/9, 15h – sensibilização de pescadores do bairro da Barra sobre destinação correta do lixo e redes inservíveis;

22/9, 18h30 – Agenda 2030 nas políticas públicas (Comitê ODS BC irá à Câmara de Vereadores);

25/9, 9h – mutirão de limpeza do Rio Camboriú, no entorno do Parque Linear;

26/9, 7h30 – caminhada ecológica [coleta de lixo na Trilha da Ponta da Galheta] e prática de yoga (saída da Praia de Taquaras e vagas limitadas) – inscreva-se gratuitamente: https://forms.gle/n7WEbXYL36RdHQQD6 (as vagas são limitadas).

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -