- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Separação de recicláveis em Balneário Camboriú tem o melhor percentual para agosto em cinco anos

(Schneider Assessoria) – A quantidade de recicláveis em Balneário Camboriú, em relação ao total de resíduos recolhidos pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, teve neste ano o melhor resultado para agosto desde 2017.

O percentual de separação chegou a 5,92%, o segundo melhor do ano e o quarto melhor da série histórica iniciada em janeiro de 2017.

“A geração de resíduos varia de acordo com fatores externos, como ocorreu com a pandemia, mas estamos atingindo um importante objetivo do ReciclaBC, o programa de reciclagem de Balneário Camboriú, que é aumentar o percentual de separação” explicou a engenheira Ivana Laís da Conceição, analista da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda.

No último 24 de agosto, Balneário Camboriú foi a primeira cidade brasileira a receber o Selo “Município Lixo Fora D’Água”, concedido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e um dos fatores para esse reconhecimento inédito é a forma como a cidade maneja seus resíduos recicláveis e não recicláveis.

Dois dias depois, em 26 de agosto, o comandante da expedição “Voice of the Oceans”, Vilfredo Schurmann, conheceu o programa ReciclaBC, produzindo vídeos para levar em sua viagem que dessa vez tem foco na consciência sobre poluição marinha.

Antes de sair na expedição que durará dois anos, pela costa brasileira, Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, Bermudas, Galápagos e Polinésia, o comandante da Família Schurmann deixou o desafio de na volta encontrar Balneário Camboriú reciclando 30% dos seus resíduos.

É uma meta ambiciosa, mas uma das formas de ampliar a reciclagem é a informação, por isso a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda. mantém programa permanente de educação, divulgação e incentivo.

SAIBA MAIS SOBRE O RECICLABC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista a construção de uma Central de Valorização de Materiais, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes) pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

Pergunta: como funciona o PEV?
O PEV recebe (linha branca) refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar etc; (linha marrom) monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras etc; (Linha Azul): batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras etc; (Linha Verde): computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares etc; Resíduos de Construção Civil até 0,5m³; Resíduos de poda até 0,5m³; Resíduos recicláveis em geral; Resíduos Volumosos, todos eles em quantidades domiciliares e somente para moradores de Balneário Camboriú

O PEV não recebe pilhas e baterias; pneus; medicamentos vencidos; caixas d’água; ;telhas de fibrocimento; latas e restos de tinta; lâmpadas fluorescentes; embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes.

Funcionamento: Av. Santa Catarina, nº 801 – Estados (anexo a Secretaria de Obras), de segunda a sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 17h50.

Para ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/

- Continue lendo após o anúncio -

Para ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/

Para agendamento de coleta de volumosos – WhatsApp 47 99993-0220

Para contato com o ReciclaBC – WhatsApp 47 99647-9495


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -