- Publicidade -
- Publicidade -
11.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 08:26

‘Somos Rio, Somos Oceano’, projeto do CAU Tijucas movimentou estudantes e especialistas

O evento e o projeto foram endossados pela Década da Ciência Oceânica Coi/Unesco

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano, 2021-2030), a cultura oceânica vem para estreitar o distanciamento entre o oceano que temos e o oceano que queremos ter. No lançamento da Década, o termo ‘Oceano’ é utilizado no singular, com o intuito de pensarmos em um ‘Oceano global’, que precisa de cuidados e de atenção cada vez maior da população. 

Com base nesta proposta, o Colégio de Aplicação da Univali – CAU Tijucas, foi sede do evento ‘Somos Rio, Somos Oceano’, que corresponde a um projeto nesta instituição voltado à Cultura Oceânica. 

Como parte do evento ocorreu o Seminário no último dia 17, composto por dois painéis, ambos moderados pelo presidente do Instituto Selo Social Fernando Assanti.

O Conhecimento Científico em Favor do Oceano

Divulgação/CAU/Univali

Esse painel reuniu especialistas de instituições de ensino superior como a Univali, representada pelo Prof. Dr. Márcio Tamanaha, IFSC representado pelo professor Dr. Leonardo Machado e UDESC, representada pelo prof. Dr. Oseias Pessoa. Eles falaram sobre descobertas e inovações para a preservação dos oceanos, destacando a importância da pesquisa e destas instituições para a comunidade. 

Cultura Oceânica – Do Global ao Local

Divulgação/CAU/Univali

Neste painel, discutiu-se a importância da cultura oceânica em escala global contando com a colaboração do Prof. Dr. Ronaldo Cristofoletti (Unifesp), presidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da COI UNESCO. 

- Continue lendo após o anúncio -

Em nível nacional marcou presença a Prof. MSc. Camila Keiko (Unifesp), representante da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, além da participação do Prof. MSc. Alexandre Simon, Diretor do CAU Tijucas  e Profª. MSc. Mell Cardoso Conte, Coordenadora do Curso de Direito Campus Tijucas. 

Eles apresentaram as perspectivas locais e inovações que estão sendo realizadas na instituição para a valorização do litoral de Tijucas e como a instituição pode estar presente em  iniciativas para o cuidado da saúde deste litoral.

A importante presença da arte

A artista Ligia Spernau apresentando o projeto Ex-tampa (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Além disso, o evento contou com oficinas  de Arte Sustentável das artistas de Balneário Camboriú, Arlene Dellatorre, e Projeto Ex-tampa, de Lígia Spernau.

A artista Lígia Spernau, de Balneário Camboriú, disse que foi uma importante contribuição para a conscientização ambiental, através de ações educativas em arte.

“A promoção de encontros como esse enriquecem os processos de ensino e aprendizagem e são muito produtivos”, declarou Lígia.

- Continue lendo após o anúncio -
Divulgação/Univali

Durante o evento aconteceu o lançamento do Livro Marvin, o amigo do oceano, com Juliana Simon, além de atividades com o Lacre e tampinhas – Rotary Clube Atlântico Sul de Balneário Camboriú, Lanci Madeira Plástica, Laboratórios da Univali  de Ecotoxicologia, Geologia, Mergulho Científico, Ficologia, Oceanografia Química, PMP – Projeto Monitoramento de Praias, Museu Oceanográfico, Projeto Aprendendo com o Mar – IFSC e Escola do Mar – Bombinhas, além de trabalhos realizados pelos alunos do Ensino Médio da instituição. 

“O evento foi endossado pela Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável COI / UNESCO e proporcionou uma plataforma valiosa para a troca de conhecimentos, a conscientização e o compromisso com a proteção dos oceanos. As oficinas e painéis desempenharam um papel crucial na educação e inspiração de todos os participantes, reforçando nossa determinação em preservar esse ecossistema e aproximar as pessoas das águas salgadas”, disse o diretor responsável pelo evento, Alexandre Simon. (https://www.instagram.com/p/Cyt1CTVOnRd/).

Divulgação/CAU/Univali

A professora Vanessa Simon, que atua como voluntária no CAU Tijucas, destacou a importância da participação de instituições de ensino superior como a UDESC, Univali e IFSC, “para falar como estas instituições podem aproximar o conhecimento científico em prol da saúde Oceânica”, disse.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas