A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú está retirando a vegetação exótica nas áreas de restinga das praias da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava. Primeiro em Taquaras e Taquarinhas e depois, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.
A secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi explicou que essas espécies causam sombra e competem com a vegetação natural fixadora de dunas que impede a erosão costeira nesses locais.
As espécies consideradas exóticas, identificadas no Inventário Florestal da área, são piteiras, amendoeiras, abricós, casuarinas, pinus e yuccas.
O projeto de retirada foi aprovado pelo Ministério Público Federal e apresentado em reuniões do Conselho Gestor da APA Costa Brava. Também foi feito e distribuído material didático de conscientização sobre os problemas para os alunos das escolas da região sul e moradores.
“A retirada dessas espécies invasoras é necessária. O recurso para a contratação da empresa que fará o trabalho de remoção dessa vegetação exótica foi repassado pelo Ministério Público Federal em acordo judicial”, disse a secretária.
A empresa Ecolitoral fará o serviço, através de contrato, no valor de R$ 83 mil, e prazo de seis meses.
A supressão dessas espécies já foi feita anteriormente de forma isolada, na praia de Taquaras.
“Foram escolhidas as espécies que possuem menor exigência ambiental e demonstram dominância, já que não encontram predadores e competidores naturais. A Piteira, Abricó, Casuarina, Amendoeira e Yucca são espécies que se propagam com muita facilidade e de maior ocorrência na região”, detalhou Heloísa.
Ela conclui dizendo que o Plano de Manejo da APA Costa Brava indica a necessidade de manejo das espécies exóticas visando a erradicação das mesmas.