O vereador André Meirinho sugeriu ao Executivo a determinação de um estudo para implantar ecobarreiras nos rios de Balneário Camboriú, com o objetivo de ajudar a despoluir as águas dos rios Camboriú, Marambaia, Peroba e outros.
Ecobarreiras são estruturas ecológicas que impedem a chegada do lixo flutuante nos rios, lagos e afluentes.
“Seria uma importante iniciativa para a conscientização das pessoas sobre a necessidade de cuidados e proteção dos rios municipais”, justificou.
A indicação foi protocolada no último dia 27 de julho. O autor propõe também o registro da quantidade de resíduos exibidos em painel de LED. Desta forma, a solução visa impedir que os resíduos se espalhem, efetuando-se o registro dos dados quantitativos para melhorar a fiscalização e divulgando-os à população, auxiliando assim na conscientização acerca dos problemas ambientais dos rios e enfatizando a responsabilidade de cada um.
Além dos painéis contarem com mensagens de educação ambiental, podem utilizar publicidade de naming rights, através de propagandas de empresas patrocinadoras e aplicação da cessão onerosa do direito à denominação (Naming Rights), previsto na Lei n.º 3.907/2016, o que auxiliaria nos custos da operação sem onerar a população.
Ecobarreiras como essas já foram implantadas no Arroio Dilúvio em Porto Alegre (https://www.ecobarreiradiluvio.com.br), para impedir que resíduos cheguem ao lago Guaíba.
Acesse a indicação na íntegra: clique aqui.
Conheça o Projeto Ecobarreira Dilúvio: clique aqui.