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12 dicas de sucesso para vender na internet

Muita gente sabe que ter uma loja virtual e fazer vendas online pode ser um negócio bastante lucrativo. Ainda assim, alguns empreendedores têm dificuldade de decolar nas vendas e criam certo desânimo no início do processo. Saiba que isso não precisa ser assim!

Se você deseja vender mais na internet, vai gostar de saber algumas dicas para colocar em prática a partir de agora no seu negócio. Algumas delas são bem conhecidas, mas vale a pena discutir os detalhes para que você entenda melhor como executar cada estratégia.

1 – Descubra qual é seu público-alvo 

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O primeiro passo para ter sucesso nas vendas é descobrir quem você está servindo. Saber mais sobre o seu público-alvo é essencial para que você possa trabalhar estratégias diferentes, como criação de conteúdo, anúncios pagos e até mesmo definir quais são os produtos que vão fazer sucesso no seu meio.

Por isso, procure saber mais sobre quem são as pessoas que se interessam pelo seu produto. Quais os horários que eles mais utilizam a internet? Que tipo de conteúdo eles consomem? Qual a faixa etária média? Maioria homem ou mulher? Tudo que você puder saber vai ser interessante para suas estratégias. 

2 – Tenha uma loja virtual de fácil navegação 

Algumas pessoas acreditam que talvez nem seja necessário ter uma loja virtual, mas é essencial. Mesmo que você venda muito pelas redes sociais e pelo WhatsApp, o e-commerce te dá a possibilidade de escala para que você possa vender mesmo enquanto está dormindo.

Seu site deve ser simples e de fácil navegação. Não se esqueça também de investir em um modelo responsivo capaz de ser acessado tranquilamente pelo celular, já que esse é o dispositivo que as pessoas mais utilizam.  

O ideal é que ele tenha um design bem simples para que as pessoas não sintam dificuldade em encontrar o que precisam.

3 – Configure as lojinhas do Facebook e Instagram

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O Facebook e o Instagram desenvolvem diversas ferramentas para ajudar o empreendedor. Uma das mais relevantes é a possibilidade de configurar uma lojinha para marcar os preços dos produtos mais populares que você faz. Isso ajuda a divulgar o seu e-commerce e fazer o redirecionamento para o seu site de forma fácil.

Todas as configurações são feitas pela página da sua loja no Facebook ou pelo gerenciador de negócios. Dessa forma, todos os produtos cadastrados podem ser marcados em suas publicações. 

4 – Crie conteúdo relevante nas redes sociais

A partir do momento que você conhece o seu público, você passa a ter uma ideia de qual conteúdo vai engajar mais. Isso vai te ajudar a criar conteúdo que faz a diferença para seus seguidores e clientes. Para você que vende, não adianta somente postar o produto, é preciso contextualizar e criar publicações interessantes.

Para isso, você pode pesquisar quais conteúdos são interessantes para o momento e quais as redes o seu público está mais usando no momento. 

5 – Interaja com o seu público nas redes sociais

É importante que você tenha um relacionamento com seus seguidores nas redes. Por isso, faça o possível para interagir com eles respondendo comentários, direct, curtindo publicações, comentando e participando das interações assim como você faz em seu Instagram pessoal, por exemplo, só que com uma linguagem profissional.

Não é interessante criar uma interação forçada, mas você pode aos poucos criar oportunidades para desenvolver uma relação mais estreita com os seus clientes, o que vai facilitar muito suas vendas por conta da conexão que se estabelece.

6 – Diversifique os canais de venda online

Ao diversificar os canais de venda online, você oferece diversas opções para que os clientes façam suas compras. Por isso, procure estar presente em todos os canais que você der conta de atender, como e-mail, telefone, WhatsApp, chat da sua loja virtual, o próprio e-commerce, as redes, entre outros. 

Contudo, é importante que o cliente se sinta confortável na hora de fazer suas compras e tirar suas dúvidas e você possa proporcionar isso por meio de canais diversificados.

7 – Ofereça um bom atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é essencial para que o seu negócio seja bem visto, pois a experiência que o cliente vai ter é a propaganda que vai se espalhar de forma orgânica. Se você não oferece um bom atendimento, essa propaganda pode ser ruim e, além de você perder muitos clientes, ainda vai encontrar dificuldade em adquirir novos.

Por isso, é importante investir no atendimento ao cliente, desde o momento da venda até no pós-venda. E pra fazer isso, a dica é investir em canais de atendimento diferentes, evitar colocar robôs para resolver situações específicas e colocar profissionais com empatia e preparo para a função.

8 – Estude as métricas do seu e-commerce

Muitas plataformas de e-commerce oferecem análises de métricas completas para que você possa estudar cada detalhe. Por meio dessas métricas você consegue interpretar o comportamento do cliente e a evolução de cada produto na sua loja virtual

As métricas vão te mostrar porque produto X não está vendendo, ou porque produto Y vende tanto, porque os clientes estão acessando muito o produto Z e não comprando, entre outros detalhes. Tudo isso é importante para que você possa adaptar a sua loja virtual para que ela venda mais. 

9 – Trabalhe com marketplaces parceiros

Os marketplaces como da Americanas, Casas Bahia, Amazon, Magazine Luiza e tantos outros permitem que você exponha seus produtos e faça vendas por lá. 

Já reparou que quando você compra um produto, ele pode estar escrito “vendido e entregue por loja x”? Essas são lojas parceiras dessas grandes empresas que vendem em todas as categorias, contam com um catálogo enorme de produtos com a ajuda de seus parceiros que lucram com essa exposição.

10 – Invista em tráfego pago 

O tráfego pago nada mais é do que os anúncios que você paga para que sua loja virtual tenha um alcance maior. Plataformas como o Google Ads e Facebook Ads permitem que você crie campanhas com valores bem acessíveis e que podem chegar a pessoas que se interessaram pelo seu negócio, mas não o conhecem.

11 – Monte uma boa operação logística 

A logística é fundamental para que o cliente viva uma boa experiência no seu negócio. Se você não tem uma operação de logística bem montada, pode passar por problemas como falta de produto e entrega atrasada.

Por isso, a logística vai desde o controle de estoque até a empresa escolhida para fazer as entregas, passando inclusive pela definição do valor desta entrega.

12 – Faça benchmarking com frequência 

Benchmark é o processo de monitorar o mercado no seu nicho para saber quais as melhores práticas estão sendo utilizadas e manter o mesmo padrão dentro do seu negócio. 

Por isso, é importante que você fique de olho nos seus concorrentes, não para copiá-los, mas para saber o que o seu cliente pode estar perdendo e atualizar o seu negócio para ser cada vez melhor.

Conclusão 

Existem muitas outras estratégias que podem te ajudar a vender mais, mas essas são as principais, o básico que você precisa fazer para conseguir mais vendas no seu negócio. 

Da mesma forma, é importante fazer o básico bem feito para começar a pensar em outras estratégias mais avançadas, além de que, o básico já te ajuda a conquistar uma boa parcela do mercado.


Gostou de saber mais sobre estratégias de venda? O que mais você deseja aprender para melhorar a sua loja virtual? Deixe o seu comentário abaixo para que a gente possa continuar essa discussão.

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