A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) elegeu em chapa única a empresária do setor audiovisual e jornalista, Katia Maria Tonioti, para comandar a entidade, substituindo o atual presidente, Hederson Cassimiro. Katia recebeu 38 votos.
10 anos fora de Balneário
Katia é natural de Balneário Camboriú e se formou em Jornalismo pela Univali, em 2004. Ela casou e mudou para o Mato Grosso do Sul, onde atuou em produção de TV. Morou também em Brasília, por três anos, trabalhando em um programa diário de variedades, e voltou para o MS, onde gerenciou o jornalismo de um canal voltado para o agronegócio, de uma TV afiliada à Record.
“Foi uma experiência muito bacana. Tive filhos no MS, mas sempre quis voltar para casa, sou apaixonada por Balneário Camboriú. Meu marido já tinha uma empresa de vídeos, a Stage Produtora, e o convenci a trazê-la para Balneário e me tornei sócia dele. Desde 2014, estou empreendendo na cidade e criando meus filhos aqui”, disse.
Quando voltou para Balneário com sua empresa, Katia foi atrás de opções para explorar o mercado, já que ficou longe da cidade por 10 anos.
Ela encontrou essa ‘ponte’ na Acibalc, conhecendo empresários e tendo contato com o mundo de negócios da cidade e região.
“Sempre tive uma mentalidade mais associativista, mas nunca tinha feito ligação desse pensamento com a associação empresarial. Quando conheci a Acibalc, me encontrei; me senti em casa desde o dia que me associei. Passei a participar ativamente de rodada de negócios, dos núcleos empresariais e eventos da associação. Digo sempre que houve uma divisão de águas e que existe a Stage antes da Acibalc e depois da Acibalc, pois passei a fazer networking e as coisas começaram a acontecer. O sucesso da Stage está muito ligado ao associativismo. Estar presente nesse ambiente empresarial é muito bacana, pois propiciou conhecer pessoas… e se faz negócio conhecendo pessoas”, acrescentou.
Ligação com a diretoria: “Vi que podia contribuir”
Quando começou a participar da entidade, Katia se encantou com o movimento, participando ativamente, foi então que percebeu que podia contribuir mais do que ser apenas associada, e então tornou-se voluntária, representando a Acibalc em eventos e atuando na coordenação do Núcleo Jovem Empreendedor.
Quando a atual presidente da BC Investimentos e ex-presidente da Acibalc, Maria Pissaia, formou sua chapa, a chamou para ser vice-presidente de Comunicação e Marketing da entidade.
“Foi muito legal poder contribuir com a forma como as pessoas viam a associação. Foi uma experiência muito bacana. Sou capricorniana, me envolvo demais, quando faço um negócio, quero fazer muito bem feito. Fui uma vice-presidente bastante presente na vida da associação, acho que, por isso, o atual presidente, Hederson, me chamou para ser vice-presidente dele, já me falando ‘gostaria que assumisse a vice-presidência pensando em ser a próxima presidente’, para dar continuidade aos trabalhos”, informou.
Desafios na presidência: Katia assume em 2023
Nesses dois anos de gestão de Hederson, Katia acompanhou todo o processo de perto, já preparando-se para assumir em 2023 – e assim acontecerá, com o projeto de continuidade se encaminhando para dar certo.
“Me envolvi bastante com demandas, estive presente nas reuniões, bastante envolvida e me preparando. O Hederson me deu bastante espaço para observar o trabalho que ele desenvolvia, dar opinião já para ter alinhamento de continuidade, pensando na Acibalc sempre a frente, não em só uma gestão, mas nos próximos cinco, 10 anos”, acrescentou.
A nova presidente, que assume a entidade no dia 1º de janeiro de 2023 (a cerimônia de posse será na segunda quinzena de fevereiro), analisa que a entidade é jovem, com 20 anos de história, e que por isso os principais desafios são deixar cada vez mais um ambiente propício à geração de negócios para os 355 associados, propiciar cada vez mais eventos e oportunidades para de fato gerarem negócios através da Acibalc e ampliar a ‘carteira’ de produtos/benefícios para os associados.
“Isso tudo com o foco em fazer com que a Acibalc cresça, que seja cada vez mais reconhecida e presente no ambiente empresarial de Balneário e Camboriú”, completou.