(Embaixada de Luxemburgo) – Luxemburgo é um pequeno país, com o território que compreende a metade do Distrito Federal, incrustado entre Bélgica, Alemanha e França, porém com o maior PIB Per Capita do mundo.
O país é atualmente reconhecido como a capital financeira da União Europeia, após a saída do Reino Unido do bloco europeu, sendo o segundo país em quantidade de fundos de investimentos no planeta e o maior centro das Finanças Verdes internacionalmente.
Lar de uma das economias mais resilientes do mundo e menos afetadas pela crise econômica causada pela pandemia no Velho Continente, é igualmente peculiar por ser o único Grão-Ducado do mundo, tendo o Grão-Duque Henri como seu chefe de estado.
O pequeno país ainda tem 3 línguas oficiais, o luxemburguês, o alemão e o francês, além do inglês ser falado pela grande maioria da população e 17% da população falar o português.
A ligação com o Brasil não vem só através do idioma. Graças às ondas de imigração ao Brasil no século XIX e XX, o Brasil é o segundo país com maior população de ascendência luxemburguesa do mundo, fazendo com que muitos brasileiros sejam titulares do passaporte desta pequena nação europeia. A maior parte deles no estado de Santa Catarina, mas também muito presentes no Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais.
Com uma visão direcionada para o futuro, o governo luxemburguês tem como objetivo colocá-lo na liderança e aposta no desenvolvimento tecnológico, atraindo talentos e empresas desse ramo de todos os tamanhos. O país já é lar das grandes da tecnologia como Microsoft e Amazon, e agora também quer se tornar uma Startup Nation atraindo e colaborando com startups estrangeiras.
Por isso, o governo luxemburguês tem investido em uma série de programas focados nesse tipo de empresas. Após ter encerrado as inscrições há apenas uma semana de um deles, o programa Fit 4 Start, onde o Brasil foi o país com o maior número de candidaturas, enviando em quantidade o dobro do segundo lugar, Taiwan, mais um foi aberto, dessa vez, focado no desenvolvimento de fintechs, as startups com tecnologias para o mercado financeiro.
O Catapult:Kickstarter é um programa de aceleração idealizado para fintechs em estágios iniciais, porém com produtos bem definidos.
Sendo um programa oferecido pela principal aceleradora para fintechs do país, a Luxembourg House of Financial Technology e o Ministério da Economia.
As startups receberão orientação sobre como construir seus business plans, identificar e gerenciar riscos, desenvolver um plano de negócios realista e táticas práticas para aquisição e crescimento de clientes.
Os participantes terão a oportunidade de se encontrar e aprender com os líderes da indústria, investidores e os principais players do setor. No último dia, os líderes das fintechs apresentarão seus projetos a um grupo de elite de juízes para receber 50.000 euros em subsídios.
Qualquer startup no mundo pode se candidatar ao programa e se selecionada, é convidada a ir a Luxemburgo para passar pelo processo de aceleração.
A chamada atual está aberta até o dia 14 de maio, porém, no dia 7 de maio, a embaixada de Luxemburgo em Brasília realizará o 4° Webinar da série LuXtalks, série de webinars destinados a promover a economia luxemburguesa no Brasil.
Neste webinar, os presentes terão a oportunidade de conhecer o que é a cena fintech em Luxemburgo e receberão dicas do passo-a-passo relativo ao processo de inscrição e formulação de uma candidatura de sucesso para o Catapult:Kickstarter.
Essa é uma grande oportunidade para as startups brasileiras que tenham interesse em conquistar novos mercados, em especial o europeu. Além do mais, em um momento de retração econômica internacional, receber mentoria e incubação gratuitas e uma injeção de capital em um valor que se aproxima a 330 mil reais, pode direcionar uma startup ao sucesso.
O webinar é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link: https://bit.ly/2QIbPig ou enviando um e-mail para [email protected]
As inscrições para o programa de aceleração podem ser feitas através do link https://catapult.lu/Kickstarter/
Para dúvidas adicionais, é só contatar o adido econômico e comercial da Embaixada, o Sr. Felipe Diniz.