A gestora Vinci Partners e a Bloomin’ Brands, dona das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie, anunciaram nesta sexta-feira (8) acordo de compra da operação dos restaurantes no Brasil. Segundo a Vinci, que possui US$ 52 bilhões (R$ 300 bilhões) em ativos sob gestão, a parceria é de longo prazo.
A gestora ficará com 67% do capital social da operação das marcas no país, enquanto a Bloomin’ Brands, que seguirá sócia no negócio, deterá 33%. O contrato, celebrado na última quarta (6), foi fechado por R$ 1,4 bilhão, que reflete o valor total da empresa no país, de R$ 2,06 bilhões.
O valor da compra será pago em duas parcelas: 52% na data de fechamento e 48% no primeiro aniversário, um ano depois. Segundo a Bloomin’ Brands, a empresa trabalha com a possibilidade de vender o restante de sua fatia no Brasil em 2028.
A operação foi anunciada no mesmo dia em que a companhia dona do Outback divulgou seus resultados globais do terceiro trimestre, com recuo anual de 3,8% na receita, e de 82% no lucro diluído por ação. Em reação aos números a ação da companhia caía 10,76% perto das 11h50.
Segundo o balanço da empresa, uma das maiores quedas de vendas foi justamente no Outback do Brasil. Além da diminuição das vendas, as receitas totais da empresa foram prejudicadas pelo efeito da conversão da moeda brasileira ao dólar americano, segundo o balanço, e pela diferença líquida entre fechamento e abertura de restaurantes.
Em comentário no balanço, o novo diretor-presidente da Bloomin’ Brands, Mike Spanos, falou sobre a venda da operação no Brasil. “Estou entusiasmado em anunciar nossa parceria de franquia no Brasil com a Vinci Partners. Estou confiante de que nossa escala e liderança de marca no Brasil, combinadas com a experiência local da Vinci, maximizarão o potencial de crescimento futuro”, disse.
A Bloomin’ Brands já vinha analisando estratégias para driblar os desafios no país, e a venda de sua operação no Brasil não estava descartada. O aviso sobre essa busca por alternativas, porém, gerou burburinhos sobre a saída da marca do país. Em junho, na reinauguração do primeiro Outback em terras brasileiras, no Rio de Janeiro, a companhia fez questão de frisar que isso não aconteceria.
No país desde 1997, a Bloomin’ Brands espera contar com a experiência que a Vinci tem no Brasil no setor de alimentação, já que a gestora também tem investimentos em marcas como Burger King, Domino’s e Camarada Camarão.
“Estamos muito entusiasmados com a sociedade que estamos construindo com a Bloomin’ Brands, especialmente pelo fato de que o Outback é uma marca icônica que faz parte da vida dos brasileiros há quase três décadas, com uma proposta de valor e atendimento ao cliente que dificilmente encontramos em outras operações no Brasil”, disse Carlos Eduardo Martins, cochefe de private equity da Vinci, em nota.
A Vinci espera que a transação seja concluída ainda antes do fim deste ano. A gestora foi assessorada no negócio pelo Itaú BBA e pelo escritório Tauil & Chequer Mayer Brown. Já a Bloomin’ Brands recebeu assessoria do Bank of America e do escritório Lefosse Advogados.
Nos Estados Unidos, a companhia também detém as marcas Carrabba’s Italian Grill, Bonefish Grill e Fleming’s Prime Steakhouse and Wine Bar. São mais de 1.450 restaurantes em 46 estados dos EUA, em Guam e em outros 13 países, alguns dos quais com unidades franqueadas.