O primeiro reitor da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, o professor Edison Villela, 89 anos, faleceu na noite do último sábado (7), no Hospital da Unimed, em Balneário Camboriú, vítima de uma pneumonia. Ele foi velado e sepultado no Cemitério Municipal do Bairro Fazenda, em Itajaí, no domingo (8).
Através de nota, a Univali lamentou o falecimento de Edison, que se dedicou à educação e ao desenvolvimento do Vale do Itajaí, sempre reconhecido por sua competência e seu olhar visionário.
“Foi o primeiro reitor da Univali e teve um papel imensurável na fundação de nossa instituição. Deixou um legado inestimável para a nossa universidade e para toda a região. Sob sua liderança, a Univali viveu um período de grande crescimento, com avanços significativos na área acadêmica e na expansão de sua estrutura”, destacou a instituição nas redes sociais.
Villela atuou como reitor entre os anos de 1989 e 2002. Integrou também, ainda em 1968, a Fundação de Ensino Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi), integrante da Univali.
“O professor Edison Villela foi um dos maiores protagonistas da educação superior em Santa Catarina e um dos principais entusiastas do associativismo entre as instituições de ensino. Exemplo de médico, professor, gestor e ser humano, Edison Villela deixa conosco a certeza de ter cumprido sua missão com excelência. Seu legado estará sempre presente na história da Univali e nas vidas de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. Em nome de toda a comunidade acadêmica, expressamos nossos sentimentos de solidariedade e apoio à família e aos amigos neste momento de dor”, acrescentou a nota.