- Publicidade -
- Publicidade -
19.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Morre ex-governador Casildo Maldaner

O ex-governador de Santa Catarina, Casildo Maldaner, 79, morreu na noite de segunda-feira (17), vítima de câncer no cérebro, no Hospital de Caridade de Florianópolis. Ele foi diagnosticado com a doença em 2018. O estado de saúde agravou na última semana. Seu irmão, Celso Maldaner, também político, anunciou o falecimento nas redes sociais.

O MDB de Santa Catarina publicou nota de pesar e anunciou o velório na Assembleia Legislativa, das 10h às 13h, cumprindo os protocolos de segurança e prevenção à Covid. O corpo será cremado no Jardim da Paz, em ato reservado à família e amigos mais próximos.

- Publicidade -

Gaúcho de Carazinho, Casildo tornou-se morador de Santa Catarina aos 2 anos. Advogado, iniciou sua carreira política com 20 anos de idade, quando foi eleito vereador pela Câmara Municipal de Modelo no Extremo-Oeste, para o período de 1963 a 1967, pela União Democrática Nacional (UDN).

Em 1966 filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi duas vezes deputado estadual.
Em 1980 com a reestruturação partidária no Brasil, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Dois anos depois elegeu-se deputado federal.

Em 1986 tornou-se vice-governador na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos (PMDB). Com o falecimento de Pedro Ivo, Casildo assumiu o Governo do Estado e administrou de 27 de fevereiro de 1990 até 15 de março de 1991.

Em 1994 foi eleito senador pelo então PMDB, e participou da 50ª Legislatura (1995-1999) e 51ª Legislatura (1999-2003).

- Publicidade -

No intervalo dos cargos políticos, presidiu o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em duas ocasiões.

Em 2006 ficou na suplência do Senado e em 2008 assumiu por quatro meses, mas com a posterior renúncia de Raimundo Colombo, eleito governador, Casildo assumiu em definitivo a cadeira no Senado durante toda a 54ª Legislatura (2011-2015).

Era casado com Ivone Gruber Maldaner, com quem teve três filhos: Josaine Ivone, Jandrey Casildo e Janiara.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: