- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

“A importância das Startups sustentáveis e seus diferenciais na economia”, por Elvis Pavesi

Startups Sustentáveis: qual a importância na Economia?

Inicialmente, devemos falar sobre o conceito de Sustentabilidade, para entendermos melhor o que isso quer dizer:

Sustentabilidade é o princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e a exploração destes por parte da sociedade. O termo sustentabilidade surge da necessidade de discussão a respeito da forma como a sociedade vem explorando e usando os recursos naturais, pensando em alternativas de preservá-lo, evitando assim, que esses recursos se esgotem na natureza. 

Sendo assim, as práticas capitalistas associadas ao consumo devem estar em equilíbrio com a sustentabilidade, visando avanços no campo social e econômico sem prejudicar a natureza.

- Publicidade -

Tendo em vista que as Startups buscam novas ideias e maneiras de empreender visando facilitar e melhorar a vida das pessoas em nosso planeta, a Startups sustentáveis vem tomando força em um mercado que está buscando a cada dia deixar de ser predatório para poder garantir a qualidade de vida das gerações futuras em nosso planeta. Como toda nova ideia atrelada a sustentabilidade, as Startups “verdes” tem um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida desta geração e das que vierem. 

Como exemplo, a Solu, começamos com um modelo piloto onde buscamos melhorar os processos de loteamento e parcelamento do solo, usando princípios sustentáveis e de integração com o meio ambiente e evoluindo até a entrega das moradias prontas, melhorando processos e buscando a autossuficiência de cada Ecovilla, assim como outras Startups Verdes, que se importam verdadeiramente com o todo. 

Buscamos inovar por meio da sustentabilidade utilizando a tecnologia limpa para aumentar a produtividade e eficiência dos processos, enquanto reduzem custos e evitam desperdícios. 

A ideia é fazer mais com menos; ser menos poluente; diminuir ao máximo o impacto ao meio ambiente; e possuir modelo de negócio rentável, criando assim, desenvolvimento que supra as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender da mesma forma, às necessidades sociais futuras.

Apesar de que, atualmente, termos poucos investimentos em Startups no Brasil, diferentemente de outros países mais desenvolvidos, onde à grande procura de investidores buscando tais negócios, as Startups sustentáveis vem ganhando cada vez mais força e chamando cada dia mais a atenção de investidores, atraindo incentivos financeiros de Bancos e Fundo de Investimento, principalmente com o aumento de informações a respeito da preservação e do meio ambiente e a conscientização das pessoas com o bem estar do nosso planeta, afinal, nada melhor do que investir seu dinheiro em um negócio rentável, e que além do mais, auxilia em um futuro melhor para as próximas gerações. 

As Startups Ecológicas vêm mudando a maneira de empreender no país e no mundo, e que, consequentemente, mudarão o planeta, como já podemos observar em alguns setores, como o automotivo, onde as tecnologias começaram a usar combustíveis renováveis e motores mais eficientes.

 Por fim, acredito que essa é a maior missão não só da Solu, mas igualmente das novas empresas que surgem com o intuito de empreender de maneira ecológica e de aumentar a qualidade vida, inovando, e com ideias mais amplas, onde, para o negócio ser bom de fato, todos devem sair ganhando.

- Publicidade -

Invista em novas ideias, ideias sustentáveis, assim você estará investido no seu planeta!

Elvis Pavesi – Empresário, CEO da SOLU e investidor no mercado imobiliário

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -