- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 09:41

Balneário Camboriú, uma cidade pós-pandemia

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Por Rogério Cléle

A maior crise sanitária do século XXI, o Corona Vírus, impactou e ainda impactará drasticamente as estruturas sociais, políticas e econômicas de países, estados e cidades do mundo a fora. Mesmo os melhores especialistas no assunto, são incapazes de mensurar os reais efeitos que o vírus trará para vida de todos.

Além de um saldo de milhares de mortes, os dados mostram que o COVID19 atingiu em cheio a economia do mundo. Para Angel Gurría, Secretário-Geral para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os efeitos econômicos dessa pandemia já são maiores que a crise financeira de 2008.

No Brasil, os impactos não estão e não serão diferentes. Já no primeiro trimestre de 2020, de acordo com dados do IBGE, o PIB do país apresentou uma retração de 1,5% e a previsão dos economistas é que haja uma queda de 6,25% do PIB do país. Diante desses dados, é natural que as os municípios sintam os efeitos dessa pandemia, cabe a nós, cidadãos balneocamboriuenses, uma reflexão URGENTE, de qual cidade teremos pós-pandemia.

Como exposto, nenhuma previsão é exata ou realista dos reais efeitos dessa pandemia, no entanto, é de extrema importância que as lideranças políticas municipais e a própria sociedade como um todo, se esforcem em realizar um exercício de reflexão dos caminhos a serem tomados para mitigar esses efeitos, haja vista que, é na cidade que a vida das pessoas acontecem, que os empregos são gerados e que as políticas públicas são implementadas de forma efetiva.

- Continue lendo após o anúncio -

Ouso aqui apresentar cinco temáticas que a serão desafios a serem enfrentados pela cidade nos próximos anos, algumas delas, com ações já iniciadas, outras ainda não.

1 – Revisão urgente no Plano Diretor . Principal instrumento de planejamento da política urbana de uma cidade, ajuda a apontar um norte de crescimento urbanístico, que no caso de Balneário Camboriú, influência no desenvolvimento econômico devido a construção civil, e que na teoria, deve ser construído de forma coletiva entre sociedade e poder público. De acordo com o Estatuto das Cidades, o plano deve ser revisto a cada dez anos, no caso, estamos atrasados a três anos;

2 – Desenvolvimento de novas matrizes econômica. O Corona Vírus nos fez enxergar o quanto ainda somos dependentes do turismo e da construção civil em Balneário Camboriú, e o quanto a saúde econômica da cidade é afetada no caso de uma crise, ainda que sanitária, nesses setores. Nos últimos anos Balneário tem apresentado esforços no sentido de diversificar sua matriz econômica, principalmente com ações como a Sala do Empreendedor e o Inova BC, porém, os resultados ainda estão distantes do ideal, para ser identificada como uma cidade que soube também, desenvolver-se na área da tecnologia e inovação.

3 – Cidade vista sobre um olhar regional: Já não é de hoje que se tem defendido que algumas ações da cidade deve ser pensada e planejada de forma regional, principalmente assuntos ligados a área de saúde e de transporte público. A pandemia evidenciou a importância que o Hospital Ruth Cardoso tem para a região, uma vez que tem servido de referência do acolhimento e tratamento do COVID19 para outros municípios. O transporte público sofreu um revés. A empresa que possui concessão do transporte público na cidade, afirma que não tem mais condições de prestar o serviço, uma vez que, nos últimos anos tem amargado prejuízos financeiros devido ao modelo atual de subsídio.

4 – Representatividade Política: Nossa representatividade política a nível estadual e federal não é condizente com com a importância que a cidade tem para o Estado e para o Brasil. O último Deputado Estadual eleito,com raízes na cidade foi eleito em 2014, e o último representante na Câmara Federal foi eleito em 1995, ou seja, temos uma vacancia de representantes eleitos que possam defender os interesses legítimos da cidade.

- Continue lendo após o anúncio -

5 – Um olhar para o futuro: A cidade completará este ano 56 anos, uma cidade jovem em relação a outras tantas do Brasil. Para onde vamos crescer? Quais serão nossas matrizes econômicas? Como vamos nos locomover? Como será nossa qualidade de vida? Como será o futuro de Balneário Camboriú? É essencial criar um ambiente que incentive os cidadãos a refletirem sobre o futuro da cidade juntamente com o poder público, e que essa reflexão possa servir de estímulo para que juntos, possamos encontrar caminhos alternativos para uma cidade pós-pandemia.

Rogério Cléle
Administrador Público

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas