- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú

“De repente, perdemos Enéas Athanázio”, por Luiz Carlos Amorim 

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Obra da Praia Central vai ‘recomeçar’ nesta semana, com uma empresa para supervisionar os trabalhos

A obra de macrodrenagem da Praia Central vai ‘recomeçar’ na próxima semana, após ficar parada por uns dias por...

Números cada vez mais altos de pessoas em situação de rua em Balneário Camboriú preocupam

Secretário Omar Tomalih diz que prefeita Juliana Pavan está construindo um programa que busca solucionar o problema e não tapar o sol com peneira

Historiador de Balneário Camboriú segue buscando os caminhos desconhecidos do Peabiru

O historiador e escritor Isaque de Borba Corrêa, de Balneário Camboriú, retornou de mais uma incursão na Mata Atlântica,...
- Publicidade -
- Publicidade -

Uma notícia muito triste nos chegou, no último final de semana. Imensamente triste. A notícia de uma perda, uma grande perda. É triste e dolorido comunicar a todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e/ou ler a sua obra: acabamos de perder o Dr. Enéas Athanázio, um dos maiores escritores catarinenses. Um regionalista por excelência, fiel aos seus “Campos Geraes”, contista dos melhores deste nosso Brasilzão de Deus, ensaísta, articulista, pesquisador incansável da cultura e da literatura brasileira, um dos grandes representantes das letras do Sul e de todo o Brasil, na verdade.

Foi no último dia 4 de abril que a cultura e as letras catarinenses e brasileiras ficaram mais pobres, com a ausência deste grande e dedicado cultor e produtor da boa literatura em português. 

Ele divulgou inúmeros escritores, da Santa e bela Catarina, do Brasil e até de outros países. Ele os lia e resenhava e, importante, publicava as resenhas na imprensa brasileira. 

Ele era o crítico literário que não falava mal, escrevia sobre as obras que gostava, sobre aquilo que tinha valor e, assim, divulgou uma imensidade de obras por décadas. E publicava quase tudo em livro: ele tem muitas dezenas de livros e opúsculos publicados.

Graças a Deus, tive o prazer de conhecê-lo há bastante tempo, desde quando comecei minha lida na literatura, fundando um grupo literário e publicando uma revista, a mais perene do gênero, completando este ano 45(quarenta e cinco) anos de trajetória.

Ele foi membro fundador do Grupo Literário A Ilha, esteve conosco durante todos esses 45 anos. O Dr. Enéas e Urda Alice Klueger foram os escritores mais assíduos nas publicações do Grupo A Ilha: as revistas Suplemento Literário A ilha (esta também completando 45 anos), Escritores do Brasil e nas diversas antologias lançadas no decorrer dessas quatro décadas. Ele foi o grande incentivador, quem ajudou a manter as atividades da nossa agremiação literária, para que chegássemos até aqui, aos 45 anos de existência e resistência.

Triste ironia, o último artigo (ou crônica?) publicada no jornal Rio Total, da nossa amiga Irene Serra, na semana passada, intitulava-se “Vida e Morte Repentina”. Nele, entre outras coisas, ele dizia: “… A Parca, nestes últimos tempos, tem sido impiedosa com o meio literário nacional, devastando-o de numerosos valores, tanto de longe como de perto. A ausência de cada um deles, a seu modo, empobrece a vida cultural e literária do país, já de si claudicante nestes dias bicudos que vivemos”.

Ah, Dr. Enéas, a sua ausência empobrece, sim, a vida cultural e literária do país. O senhor não imagina a falta que vai fazer, que já está fazendo.

Nosso grande amigo e imenso escritor deixa uma obra extensa e muito rica, que felizmente o torna imortal, pois sua produção e a lembrança do homem gentil e carismático, um gentleman, o manterão sempre perto de nós, muito perto, aliás: dentro de nossa memória e de nossos corações. 

Siga em paz, querido amigo. O céu está mais culto e mais interessante com a sua presença, confraternizando e fazendo prosa com Quintana, Drummond, Júlio de Queiroz, Lauro Junkes e tantos outros.

- Continue lendo após o anúncio -

Luiz Carlos Amorim é escritor, editor e revisor; Fundador e presidente do Grupo Literário A Ilha, completando 45 anos de trajetória em 2025, editor das revistas Suplemento Literário A Ilha e Escritores do Brasil, Cadeira 19 na Academia Sulbrasileira de Letras e cadeira 19 da Academia Desterrense de Letras. prosapoesiaecia.xpg.com.br | luizcarlosamorim.blogspot.com.br

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas