Hélvion Ribeiro*
Já são 1029 pessoas que firmaram seus nomes e assinaturas em 104 folhas do documento que objetiva a instalação de
um SAMU/Avançado em Urubici.
Partindo de zero há nove dias, a consciência da necessidade de atendimento móvel de urgência e emergência, com ambulância equipada de UTI e de equipe com médico, enfermeiro e motorista socorrista – 24 horas por dia – está mobilizando a população de moradores e visitantes.
A questão mais levantada é o do por que Urubici não tem SAMU?
Visitantes de outras cidades ficam muito surpresos ao saber que aqui não tem SAMU.
A pergunta é sempre a mesma:
- Então se precisar, como é que faz?
O conceituado médico Dr. Gilberto de Oliveira – que atendeu 12 anos no SAMU de São Joaquim – entregou agora, numa farmácia, duas folhas em que 20 pessoas assinaram o pleito.
Dr. Dercílio, médico há décadas em Urubici disse:
“Um SAMU Avançado para Urubici é a melhor coisa que poderia ser feita para o hospital e os médicos de Urubici. Não imagina o sufoco que é atender um paciente gravíssimo, que precisa ser transferido urgente, a gente ligando a cada cinco minutos para ver quando chega a ambulância, os familiares pressionando desesperados, paciente agravando… passa 1, às vezes 2 horas e a ambulância não vem…já perdemos muitas vidas”.
A população de Urubici, da região e os visitantes precisam com URGÊNCIA deste SAMU Avançado.

Depois de um planejamento de três meses e lançado o movimento, imaginamos que após 10 dias poderíamos ter 500 pessoas assinando. Tivemos mais que o dobro!
Trabalhamos duro e acelerado. É um trabalho que mexe com o emocional e foi muito gratificante ver tanta gente se juntar na luta, aos quais só podemos agradecer e pedir que DEUS os abençoe!
A dor ensina a gemer.
Não foram poucas as pessoas que contaram seus dramas ou os vividos por seus familiares. Alguns choraram.
A resposta dada a favor pela população, foi imediata, por seus líderes, médicos, empresários, profissionais da saúde, funcionários e administradores públicos, Prefeita, Câmara de Vereadores, lavradores, rádios, sites, blogs, trabalhadores ou não, aposentados, religiosos, professores, militares, advogados, estudantes, Agentes de Saúde, enfim muita gente , se levantou e passou a trabalhar junto.
Temos uma causa.
Um 1° Documento, com estas primeiras 1029 assinaturas, será enviado às autoridades brevemente.
E como diz o “João Coragem”, morador do Distrito de Vacas Gordas, do município de Urubici:
“A gente só para quando eles botarem”.
...segue a saga…
- Hélvion Ribeiro é dentista aposentado, reside em Balneário Camboriú e veraneia em Urubici.