- Publicidade -
- Publicidade -
21.6 C
Balneário Camboriú

Páscoa, a Festa Maior para o Cristão, por Frei Roberto Carlos Nunes

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

“Caça aos Ovos” com ingressos de atrativos de Balneário Camboriú durante a Páscoa no Parque Ecológico

A atividade é destinada a crianças de 0 a 12 anos e está limitada a 730 inscrições

Vereador propõe que construção civil pague Taxa de Compensação Ambiental

Construção Civil seria o principal financiador de projetos de proteção ambiental e de regularização habitacional.

Prefeitura de Balneário Camboriú abriu inscrições para contratar artistas interessados em eventos

Artistas maiores de 18 anos interessados em participar de eventos organizados pela prefeitura, podem se credenciar no edital nº...
- Publicidade -
- Publicidade -

“Depois do tempo da quaresma, um tempo forte de retiro espiritual e, o convite a conversão; estamos nos aproximando da grande celebração da Páscoa, a Festa Maior para o Cristão.

Iremos viver nos próximos dias o período do Tríduo Pascal. Quinta feira (instituição da Eucaristia e lava-Pés, Sexta-Feira Santa -Paixão do Senhor e Sábado santo – vigilia Pascal e vamos encerrar este tríduo Pascal com o Domingo de Páscoa celebrando assim a Ressureição de Jesus.

A celebração desse período litúrgico nos garante a lembrança profunda dos fundamentos da nossa fé, que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos livrar do pecado.

De fato, a celebração do Tríduo Pascal representa nossa aproximação com a memória do sacrifício de Jesus Cristo por nós, do Cordeiro de Deus imolado, para remissão dos pecados.

A semana santa, com o Tríduo Pascal, é de grande importância para toda a humanidade. Essa semana nos leva a refletir sobre nossa vida e nossa salvação.

Essa Salvação se realiza na Páscoa de Cristo, que passando pelo sofrimento e pela morte, entra na vida nova da Ressurreição. Em Jesus, o Filho de Deus, a humanidade tem acesso à Páscoa eterna.

A liturgia nos convida então a acompanhar Jesus passo a passo, desde a sua chegada em Jerusalém até o encontro de Jesus ressuscitado com os discípulos, passando pela colina do Gólgota onde foi crucificado. Toda essa trajetória alimenta nossa fé e nos ajuda a compreender e a experimentar o grande amor de Deus por nós.

Já o catecismo da Igreja Católica diz que a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras. A Páscoa é a festa das festas […] O mistério da ressureição, em que Cristo aniquilou a morte, penetra no vosso velho tempo com sua poderosa energia, até que tudo lhe seja submetido. (§1169).

Enfim, O tempo litúrgico da Páscoa é a estação da primavera espiritual, e somos chamados a caminhar pelo jardim da Ressurreição, que é o próprio Cristo presente em nosso meio.

O Círio Pascal é símbolo dessa presença do Ressuscitado na comunidade que se reúne para celebrar este tempo novo, onde cantamos as glórias do Senhor, que venceu a morte e nos deu a vida eterna.

- Continue lendo após o anúncio -

Neste tempo pascal, busquemos as “coisas do alto”. Não nos conformemos com as realidades que oprimem a vida, mas transformemo-las por nosso exemplo e misericórdia. Em nossa comunidade, busquemos viver a paz do Cristo Ressuscitado nos pequenos gestos.

Com Cristo ressuscitado celebremos a Páscoa na vida cotidiana, antecipando a gloriosa realidade que vislumbramos, hoje, pela fé e, um dia, junto de Deus, na plenitude da graça que esperamos. Aleluia”.

*Frei Roberto Carlos é o Pároco da Igreja Matriz Santa Inês, de Balneário Camboriú

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas