- Publicidade -
- Publicidade -
27.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

SAMU chegou em Urubici

Por Hélvion Ribeiro

Foi na última sexta-feira, 1°/12/2023, a inauguração do SAMU em Urubici.
A equipe do SAMU ficou composta de 9 titulares e mais 3 técnicos em sistema de substituição, tendo uma enfermeira como coordenadora da equipe. É um pessoal treinado e devidamente uniformizado. 12 profissionais! Impressiona. Sete dessas pessoas são Técnicos em Enfermagem.

Não foi o SAMU Avançado que sonhamos (mas plantamos e estamos na fila), porém, é o possível, para o momento. Estamos contentes.

- Publicidade -

Para o trabalho já está aqui, desde julho, uma formidável ambulância – nova, zerinho – muito bem equipada, conquistada, de forma brilhante, pela prefeita Mariza Costa, que articulou com Carmen Zanotto. A equipe já está em campo, pronta para atuar pelo 192.

Mais de 200 pessoas entre população e autoridades se abrigaram embaixo desta tenda que aparece na foto, em um dia de muito sol e calor de 34°C, aqui ao lado da Base do SAMU. As honras da casa foram feitas pela anfitriã, a prefeita guerreira, Mariza. Representou o governador de SC, Jorginho Mello, a deputada federal Carmen Zanotto, Secretária da Saúde do Estado de Santa Catarina.

Estiveram presentes também o Superintendente do SAMU em SC, Marcos Roberto Fonseca, o Diretor da APH MÓVEL, Dionísio César Medeiros, Dr. Igor, Médico Regulador do SAMU Regional, localizado em Lages, mais outros diretores, autoridades do Corpo de Bombeiros, da Aeronáutica, da Polícia Militar, Civil, e representantes de deputados, além de vereadores da cidade, secretários, o pessoal da imprensa, e ainda representantes do Hospital São José, de Urubici.

Veio também o helicóptero da Polícia Militar de SC, trazendo militares. Muita gente da região se fez presente – até a Dona Lurdes, toda elegante, que é a mãe da prefeita, estava lá.

Encontramos dois profissionais de Barra do Sul, que vieram para ver como exemplo (!) o SAMU de Urubici, porque eles estão lutando para implantar lá também.

Foi uma solenidade muito bem organizada. Deu para perceber um belo entrosamento da Mariza Costa com todo o staff do SAMU catarinense, que prestigiou em peso a cidade de Urubici.

A participação comunitária, através de um grande abaixo-assinado de 3.508 pessoas, foi VITAL para que as autoridades considerassem e implantassem este SAMU. Muito relevante a presença de vários enfermeiros na direção de Hospitais, UPAS, órgãos de Saúde em SC e no Brasil.

- Publicidade -

Carmen Zanotto, experiente enfermeira, líder política muito importante, foi também por três anos considerada uma das 10 deputadas federais mais atuantes do país. Seu mais excepcional trabalho é na liderança do movimento que já foi aprovado, o Piso Nacional da Enfermagem – que é um marco na saúde brasileira. Afinal, são mais de 2.700.000 profissionais, entre enfermeiros (700.000), Técnicos em Enfermagem (1.500.000), Auxiliares de Enfermagem e Parteiras (500.000). Só em SC são 50 mil.

Este pessoal da Enfermagem precisa mesmo de um salário melhor, eles ganham pouco, o trabalho é duro e estressante no atendimento a pessoas doentes.

Carmen Zanotto, ao abraçar esta saga de 30 anos, escreve seu nome na história da Saúde no Brasil.

Foi um dia glorioso, aqui.

Assim, …segue a saga.

Hélvion Ribeiro é cirurgião dentista aposentado, reside em Balneário Camboriú e veraneia em Urubici.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -