Hoje faz exatamente um ano que perdi meu pai, Alvacir Pereira Teodoro, carinhosamente conhecido em Camboriú como Sr. Teodoro. Ele partiu aos 66 anos, mas sua história e seu legado continuam vivos entre nossa família, amigos e toda a cidade de Camboriú que ele tanto amava.
Meu pai foi o grande responsável pela fundação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Camboriú, em 2002. Com sua determinação, ele conseguiu conquistar duas ambulâncias e um caminhão de combate a incêndios, dando início a uma entidade que, ao longo de dez anos, atendeu mais de 10 mil pessoas. Foram vidas salvas, patrimônios preservados e centenas de bombeiros voluntários formados sob sua inspiração e liderança.
Nunca vou esquecer de um episódio marcante: durante a enxurrada de 2008, meu pai arriscou a própria vida nas águas do Rio Camboriú e conseguiu salvar um jovem. Esse tipo de atitude mostra quem ele foi: alguém disposto a colocar-se em risco pelo bem do próximo.
Além da atuação nos bombeiros, meu pai trabalhou como corretor de imóveis, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de nossa cidade. Ele foi responsável por intermediar grandes empreendimentos, o que me inspirou, anos mais tarde, a organizar o maior encontro de empreendedores de Camboriú, em 2023. Sua trajetória também serviu de exemplo para meus irmãos George e Jonathan, que hoje atuam no mesmo setor imobiliário.
Ele também me influenciou profundamente na política. Fui duas vezes eleito vereador, e muito disso devo ao exemplo de comprometimento dele com o bem coletivo. O trabalho pioneiro do meu pai nos bombeiros acabou servindo de referência para outros municípios catarinenses, fortalecendo o sentimento de união e solidariedade.
Acima de tudo, ele foi um pai e avô amoroso, sempre incentivando cada um de nós a seguir nossos sonhos. Meu irmão mais novo, Mikael Nikolas, hoje é integrante da Banda Elementar e está lançando suas próprias composições. Já Jonathan e George também se dedicam à música autoral, formando o dueto “Teodoros” em homenagem a ele. Até mesmo minha esposa, Ana, fez questão de honrar esse legado ao fundar a Teodoro’s Consultoria.
Meu pai é lembrado com respeito e gratidão por toda a população de Camboriú. Ele inclusive recebeu o Prêmio Mérito Amadio Dalago na Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços prestados à cidade. Seu exemplo de dedicação ao próximo ainda inspira todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Ele foi casado a vida inteira com minha mãe, Lina, sua única esposa e grande companheira. Juntos tiveram cinco filhos: eu, John Lenon, e meu irmão George Harrison — nomes dados em homenagem aos Beatles —, Alan Jones e Jonathan Palmer — nomes inspirados em pilotos de Fórmula 1 —, além do caçula, Mikael Nikolas.
Hoje, 16 de setembro de 2025, recordo com amor, orgulho e saudade a trajetória do meu pai. Após enfrentar com coragem uma dura batalha contra o câncer de fígado, ele descansou em Cristo, guardando até o fim sua fé inabalável. Seu exemplo continuará sendo uma luz que guia meu caminho e o de toda a nossa família.

