A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (28), a operação 4×4, para desarticular uma quadrilha especializada em furtar e adulterar caminhonetes de alto padrão.
Houve buscas em Balneário Camboriú, com apoio ainda da PM e Guarda Municipal, e também em Camboriú, Joinville, São José dos Pinhais (PR) e Paiçandu (PR).
Segundo a Polícia Civil, o objetivo da 4×4 foi desmantelar a rede responsável por desviar as caminhonetes para desmanches em diferentes estados e até países de fronteira, promovendo um ‘tráfico’ de veículos.
A quadrilha investigada é suspeita de ter furtado cerca de 20 caminhonetes somente neste ano, sendo que 19 delas foram localizadas (algumas já haviam sido adulteradas).
Foi apurado que, além de furtar os carros, os bandidos contatavam as vítimas, solicitando uma quantia específica em dinheiro para a devolução dos veículos, o que configura, também, o crime de extorsão.
Ao total, as forças de segurança cumpriram cinco mandados de prisões preventivas contra os líderes da organização, além de 15 mandados de busca e apreensão.