Aconteceu nesta quarta-feira (28) uma operação da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Santa Catarina, contra o tráfico de animais silvestres e exóticos (mais de 80 foram resgatados). A ação foi a maior já realizada pela PMA em SC e contou com cumprimentos de ordens judiciais em Balneário Camboriú e outras cidades do Estado.
A operação investiga o tráfico de animais entre São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
Segundo a PMA, foram cumpridas 27 ordens judiciais em Balneário, Barra Velha, Penha, Navegantes, Itajaí e Camboriú. Ao total, foram apreendidos 84 animais silvestres e exóticos, incluindo araras, gaviões, cobras, ouriço-pigmeu e uma tarântula. Cinco pessoas foram presas em flagrante.
Além dos animais, foram confiscados 41 ovos de jabuti, viveiros, gaiolas, materiais de caça, três armas e 247 munições de diversos calibres.
Nove autos de infração foram registrados, totalizando multas que superam R$ 110 mil.
Os animais foram encontrados, segundo a polícia, em condições ‘degradantes, mal acondicionados, em locais sujos e sob estresse’.
As investigações iniciaram em 2022, após ações realizadas em Joinville. Entre os crimes que os suspeitos poderão responder estão maus-tratos aos animais, comércio ilegal de animais silvestres, receptação, formação de organização criminosa e porte ilegal de armas.