Na noite de domingo (18), o 12º Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú realizou uma operação de fiscalização e segurança, que resultou na apreensão de diversas bicicletas conduzidas por pessoas que estavam praticando ‘manobras perigosas e colocando em risco a integridade física de pedestres, motoristas e demais usuários da via’.
Segundo a Polícia Militar, os envolvidos, conhecidos popularmente como “pessoas do grau”, estavam cometendo infrações administrativas e, em alguns casos, também delitos penais, como direção perigosa, desobediência e perturbação da ordem pública. As ações foram flagradas durante patrulhamento preventivo, onde os condutores faziam ‘acrobacias e conduziam os veículos de forma temerária, sem respeitar as normas de trânsito’.
Diante disso, policiais apreenderam bicicletas, que foram recolhidas ao pátio conveniado, onde permanecerão à disposição das autoridades competentes para as providências legais.
A Polícia Militar reforçou em nota enviada à imprensa que o objetivo da operação é ‘garantir a segurança pública e a ordem, preservando vidas e assegurando o direito de ir e vir com tranquilidade da população’ e foi destacado ainda que o 12º BPM continuará com ações preventivas e repressivas para coibir ‘práticas ilegais no trânsito’ e orientam que ‘comportamentos irresponsáveis como esses não serão tolerados’.