- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú

Prefeitura de BH desmonta acampamento após marginais bolsonaristas agredirem fotógrafo

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Pescadores da Praia Central capturaram mais de mil peixes ‘misturados’ nesta quinta-feira

Vemos isso como coisa boa, porque é sinal de que o peixe está entrando na praia

Senna Tower: maior residencial do mundo foi lançado em Balneário Camboriú

O lançamento oficial do Senna Tower, que será o maior residencial do mundo (saiba mais sobre o empreendimento aqui),...

Parque de neve de Balneário Camboriú aprovado por unanimidade em audiência pública

Contrapartidas devem ser aplicadas para resolver um problema histórico de escoamento da água das chuvas no entorno do Loteamento Schultz.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Menos de 24 horas após um repórter fotográfico ser agredido no local, um acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro foi desmontado nesta sexta-feira, 6, na zona sul de Belo Horizonte. A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a agressão ao fotógrafo do jornal Hoje em Dia, ocorrida na quinta-feira, 5.

Equipes da Guarda Municipal, da Procuradoria-Geral do Município e da Subsecretaria Municipal de Fiscalização retiraram as barracas, banheiros químicos e grades instaladas em meia a pista da Avenida Raja Gabaglia, em frente ao Comando da 4ª Região Militar do Exército. Em lágrimas e rezando, os bolsonaristas que ainda permaneciam no local – esvaziado após a posse de Lula – não resistiram ao desmonte da estrutura.

Na manhã desta sexta, 6, porém, houve nova agressão a jornalistas que acompanhavam o desmonte do acampamento. Desta vez, os bolsonaristas atacaram uma equipe do jornal O Tempo. A reação dos manifestantes foi gravada por colegas da imprensa. Houve confusão, resistência, mas o acampamento acabou sendo mesmo desmontado.

O nome do repórter fotográfico, de 60 anos, não foi divulgado. Ele foi agredido nesta quinta e teve o seu equipamento avariado e roubado por integrantes do acampamento montado há dois meses. O grupo pedia a intervenção de militares e contestava a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Polícia Civil divulgou nota afirmando estar “empenhada para apurar a materialidade e a autoria de possíveis suspeitos” no caso. Ninguém havia sido preso até a publicação deste texto.

- Continue lendo após o anúncio -

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), condenou o episódio. “É inaceitável que profissionais de imprensa sejam intimidados e agredidos durante o exercício de sua profissão. As forças de segurança irão apurar os fatos para identificar e buscar responsabilização legal dos autores.”

Por meio de nota, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), afirmou que a operação foi realizada para desobstruir a via onde “um jornalista foi brutalmente agredido enquanto exercia sua profissão”. “Não podemos tolerar essa escalada de violência.”

Agressão

O fotógrafo estava no local para produção de uma reportagem. Mantendo distância do acampamento, ele fazia fotos da manifestação quando foi visto e perseguido pelo grupo de bolsonaristas. Ele correu e tentou se proteger, escondendo-se atrás de um veículo estacionado na via. Localizado pelos agressores, foi arrastado pelos braços, recebendo socos, chutes e pauladas.

A câmera fotográfica usada por ele foi roubada e as lentes do equipamento ficaram destruídas. O fotógrafo sofreu um corte na cabeça e foi levado para o Pronto Atendimento do Hospital João 23, na área central de Belo Horizonte. A Polícia Militar foi acionada e registrou um boletim de ocorrência.

- Continue lendo após o anúncio -

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais condenou a agressão e pediu punição para os autores. Por meio de nota, o diretor-executivo do Hoje em Dia, Rodrigo Cheiricatti de Carvalho, classificou a agressão ao fotógrafo como covarde. “Não há justificativa nenhuma para essa covardia ou qualquer ato de violência. É por isso que reafirmamos nosso compromisso de diariamente mostrar injustiças, defender liberdades e a democracia”, disse.

(Por Carlos Eduardo Cherem, especial para AE)

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas