- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Secretário explica abordagem a morador com arma de choque: homem seria conhecido da GM e teria reagido

Nesta semana foi notícia abordagem de um guarda municipal contra um morador no Bairro Iate Clube, em Balneário Camboriú (relembre aqui). 

O secretário de Segurança da cidade, Antônio Gabriel Castanheira Junior, explicou a situação e disse que os guardas estão sendo investigados pela Corregedoria da GM.

Segundo Castanheira, o morador abordado, tem 23 anos e passagens policiais por vários crimes como tráfico e posse de drogas, inclusive (em outra ocorrência) tendo sido abordado pela Polícia Civil em um carro de aplicativo e confessado que iria levar drogas para outro homem. 

“Não foi uma abordagem aleatória, ele era conhecido dos guardas, que o questionaram sobre uma moto que estava perto da casa dele; o rapaz teria falado que a moto não era dele e correu. Por conhecerem o rapaz, os guardas foram atrás. Não é um cidadão que não é identificado, é fichado”, diz.

- Publicidade -

O secretário explica que o homem agiu contra os guardas, lembrando que até mesmo no vídeo que circulou pelas redes sociais é possível ver que ele tenta chutar o GM quando está no chão após ser atingido pela pistola Spark, arma de choque não letal. 

“O GM não atirou só porque ele correu. Na prática é assim – você corre atrás, tenta abordar, mas só usa o sistema (Spark) se investem contra você. Tem resistência ativa – quando a pessoa parte para cima do policial/guarda e a passiva, quando não está partindo para cima do agente, mas está recusando as ordens e pode partir para cima. Vai muito do agente público que está na situação identificar perigo e se tem que usar a arma para conter a situação antes que evolua. Faz parte da capacidade do agente que está na situação decidir o que será feito”, acrescenta.

Os guardas envolvidos na abordagem em questão seguem trabalhando, mas o caso está sendo investigado pela Corregedoria da Guarda Municipal.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -