- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 10:34

50 anos da eleição de Gilberto Meirinho como Prefeito de Balneário Camboriú

Doação de documentos pessoais do ex-prefeito ao Arquivo Histórico marca o Jubileu de Ouro

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Novo trecho da Avenida Martin Luther foi liberado e terceira obra já foi sancionada

A inauguração do segundo trecho da Avenida Martin Luther aconteceu no domingo (6) e na ocasião, também foi sancionada...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Em ato realizado nesta sexta-feira (11) em homenagem ao do ex-prefeito Gilberto Américo Meirinho, com a presença de familiares e amigos, foi realizada a doação por sua filha, Rosilene Rebelo Meirinho Cesário Pereira, de diplomas, certificados e outros documentos ao Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.

Familiares e amigos no Arquivo Histórico (Divulgação/Assessoria do Vereador)

O ato é alusivo à passagem dos 50 anos da eleição do ex-prefeito, ocorrida em 15 de novembro de 1972, o que permitiu que assumisse a chefia do Poder Executivo Municipal entre os anos de 1973 e 1977.

“Em nome da família agradecemos à Lilian e a toda a equipe do Arquivo Histórico, os quais irão cuidar, preservar e colocar à disposição da comunidade para pesquisa e resgate histórico”, comentou o vereador André Meirinho.

Vereador Meirinho herdou o gosto pela política do tio-avô (Foto Divulgação/Assessoria do Vereador)

André Meirinho, sobrinho-neto e herdeiro político do ex-prefeito, disponibilizou espaço em seu sítio eletrônico para um memorial (andremeirinho.com.br/memorial), apresentando e deixando registrado a trajetória política e social de seu tio-avô, que sempre o inspirou. 

Os documentos também serão publicados nas redes sociais (Instagram e Facebook: @gilbertoamericomeirinho).

- Continue lendo após o anúncio -

Alguns documentos de Gilberto Meirinho permanecerão expostos no gabinete do vereador André, sendo eles o diploma de Vereador pelo município de Camboriú; o diploma de Prefeito, o título de Cidadão Honorário e a Comenda do Sol, estes de Balneário Camboriú. 

Um dos documentos será reservado para doação a um futuro museu de saneamento, na expectativa de que seja criado no próximo governo em Balneário Camboriú.

Acesse o livro da biografia de Gilberto Meirinho “O semeador” em https://www.andremeirinho.com.br/livros

Legados do ex-prefeito

Gilberto Américo Meirinho é referenciado pela visão e protagonismo, assim como pelo legado de ações realizadas durante seu mandato, mas que continuam refletindo em benefícios para a sociedade de Balneário Camboriú.

No seu governo foi realizada a luta para o alargamento para 6 metros da calçada da Avenida Atlântica. Foram implantadas a Terceira, a Quarta e o início da Quinta Avenida, além do alargamento da Avenida do Estado, todas com 26 metros de largura e com um canteiro central de 3 metros, onde deveria passar todo o sistema de infraestrutura da cidade. Também foi feita a abertura da Estrada Costa Brava, hoje conhecida como Interpraias.

- Continue lendo após o anúncio -

Também foram feitos os projetos de esgoto cloacal (sanitário) e galerias de águas pluviais (drenagem) permitindo que Balneário Camboriú fosse o primeiro município de Santa Catarina a apresentar ao Governo do Estado, o projeto de Saneamento Básico Municipal, no dia 15 de agosto de 1976, o que culminou com a razão da continuidade da Avenida Brasil nas duas extremas.

Foram desenvolvidos ainda o Plano Diretor Físico e Territorial, o Código de Normas e Instalações (antigo código de posturas), Código de Obras e Edificações e o Código Tributário, entre tantas outras ações e obras.

Da sua gestão nasceu o reconhecimento e a eleição de nossa cidade como Modelo Nacional de Planejamento Turístico, quando também foram doados terrenos pela comunidade nas margens da BR-101 e iniciada a Citur/Rodofeira que posteriormente se tornou Santur e onde agora foi construído o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, também foram realizados os primeiros atos visando alargar a faixa de areia.

Dedicava as obras de seu governo a três grandes grupos: aos rotarianos com quem aprendeu princípios rotários de ser útil à comunidade, dar de si sem pensar em si, de abrir caminhos e o de semear; aos vereadores da época que o apoiaram nas etapas de reformas, desapropriações e implantações de obras; e aos servidores públicos que muito se dedicaram para que tudo fosse realizado.

Gilberto Meirinho recebeu o prêmio de Semeador pelo Rotary, e este título foi o nome da sua biografia “O Semeador – Vida e obra de um Vencedor”, publicado por Paulo Leme, em 2010, em que o descreve como “(…) político atuante, determinado, ousado, inovador, sempre esteve muito adiante do seu tempo. Seu pensamento de vanguarda, senso de planejamento e visão estratégica, contribuíram largamente para a construção, estruturação e reconhecimento de Balneário Camboriú, como uma das mais importantes cidades turísticas do País.”

- Continue lendo após o anúncio -

Em 2020, a Lei nº 4422 denominou o elevado da quarta avenida como Viaduto Prefeito Gilberto Américo Meirinho.

Texto: Divulgação/Assessoria do Vereador

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas