- Publicidade -
- Publicidade -
26.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Achutti pediu adiamento do projeto ‘Vereadores por toda cidade’

Ele quer que secretários também cumpram expediente em bairros

O projeto do vereador Anderson Santos, intitulado ‘Vereadores por toda cidade’, entrou em votação na sessão de terça-feira (28), mas o vereador Marcelo Achutti pediu adiamento para protocolar uma emenda. 

Mesmo assim, o PL volta para discussão nesta quarta-feira (29), após discussões entre vereadores que não aprovaram a ideia de Anderson – o PL altera a Resolução nº. 548/2014, que estabelece o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, para determinar que os vereadores tenham como competência cumprir expediente de atendimento à população em todos os bairros do município. 

Prefeito e vice-prefeito também

O plenário aprovou com 13 votos favoráveis e cinco contrários, o pedido de adiamento da votação do Projeto de Resolução 01/2021, feito pelo vereador Marcelo Achutti. Ele explicou ao Página 3 que pediu o adiamento por considerar que o projeto é demagogo. 

- Publicidade -

“Pedi o adiamento e vou protocolar uma emenda porque vejo que os secretários municipais, prefeito e vice-prefeito também deve cumprir o expediente nos bairros. Já há um parecido, o Câmara Itinerante, que propõe que façamos uma sessão por mês em um bairro, e desde a gestão do Omar Tomalih não aconteceu. É um projeto engana bobo [o Vereadores por toda cidade], que chove no molhado. Tem vereador ali que confunde ser vereador com ser funcionário do prefeito, ao invés de fiscalizar e fazer o seu papel”, disse. 

Achutti aproveitou para citar outro projeto de Anderson, que tramita na Câmara, sobre o fim das diárias para a Câmara.

“Sou a favor! Tem muito vereador viajando para fazer campanha já. Até o prefeito parece que vai para Dubai. Vai fazer o que lá? Diz que é para divulgar Balneário (risos). Falamos tanto sobre economia para a cidade, mas o projeto que quero que entre na Câmara, sobre a redução do número de vereadores, ainda não consegui as assinaturas suficientes”, acrescentou. 

Vereador Anderson reforça importância do projeto 

Procurado pelo jornal, o autor do projeto, vereador Anderson Santos, contou que a sessão de terça-feira foi ‘um pouco desgastante’, porque alguns vereadores não entenderam o objetivo do PL. 

“Se preocuparam por ter que cumprir expediente fora, já que muitos não fazem. Expliquei que não é para ser um problema [visitar os bairros] e que englobará a todos. Hoje a única obrigação dos vereadores é ir na sessão, nem no gabinete temos [a obrigação de ir]. A Câmara Itinerante é diferente, o presidente [Marcos Kurtz] foi cobrado sobre ela, mas a minha proposta é diferente, porque a ideia é que todos os vereadores vão individualmente nos bairros e não em sessão. Pediram adiamento do PL ontem, talvez hoje peçam de novo, e vou respeitar, porque o importante é essa discussão acontecer”, explicou. 

Sobre a emenda que Achutti quer protocolar, Anderson pontuou que concorda e acha interessante, porém salienta que deveria ser um projeto diferente, já que o seu PL é focado no trabalho dos vereadores e seria um PL de Resolução de competência da mesa diretora da Câmara. 

“Esse meu projeto deveria ser algo óbvio, não deveria precisar de lei. Chega de vereador se achar onipotente, dizer que tem cinco mandatos e que não precisou fazer isso [estar nos bairros] para ter sido eleito, é errado! A comunidade pede que os vereadores estejam na rua, não só em eleição. Será um projeto para que os moradores saibam quando, onde e qual vereador estará em seu bairro, mostrando que nos importamos com as pessoas. Pode ser, por exemplo, toda quinta-feira. São 17 bairros, incluindo cada praia agrestes e localidade como Bandeirantes, e somos em 19 vereadores, é possível realizar”, disse.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -