O advogado Ary Souza, que é ex-vereador, servidor público municipal e presidente do Podemos, assumirá a Secretaria de Gestão de Pessoas no futuro governo de Juliana Pavan.
Ele conversou com o Página 3 e relatou quais serão os três primeiros projetos que vai realizar na Secretaria.
Segundo Ary, existe um sentimento na sociedade, que se confirma através da análise do comprometimento do orçamento com quadro de pessoal, de que talvez a prefeitura tenha excesso de servidores, principalmente pela necessidade cada vez maior de contratações temporárias.
“No âmbito da administração pública é comum o questionamento de quantos servidores são necessários para se realizar as tarefas afetas ao órgão. Para evitar escolhas subjetivas ou corporativistas é necessário estabelecer critérios de eficiência que reflitam a necessidade real de serviço e que sejam comparáveis com outras instituições públicas ou privadas de similares características”, explica.
1) “Nossa primeira grande missão, em conjunto com a reforma administrativa, é entender as demandas de toda a máquina pública, e a partir daí, estabelecer quantitativo de servidores. Esse diagnóstico, somado a busca de aumento de produtividade por parte dos valorosos servidores já em atividade, quer seja pela valorização e formação continuada dos mesmos, quer seja pela modernização dos processos, permitirão mitigar ainda mais nossos quadro”.
2) “A partir daí, passaremos a fazer uma gestão consciente da necessidade de realização de novos concursos públicos, porque em tese, iremos ao longo dos anos nos adequar às necessidades sem novas contratações. Mas tudo isso só será possível a partir da valorização e formação dos nossos servidores de carreira, o que é um dos principais marcos do plano de governo da prefeita Juliana Pavan”.
3) “Outra prioridade será adequar o Funservir, a um modelo de gestão que restabeleça o equilíbrio financeiro do fundo. Para tanto, a partir dos estudos já realizados, apresentaremos soluções concretas para acima de tudo, manter manobras políticas longe da tomada de decisão, gerando assim segurança aos seus usuários”.