- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Associação e vereador Zanatta garantem 100 frascos de óleo de canabidiol para pacientes de Balneário Camboriú

O anúncio foi feito durante o 3º Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal, semana passada, em SP

O vereador Eduardo Zanatta apresentou seu projeto de lei ‘PraVida’ no 3º Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal, realizado de 23 a 25 deste mês em São Paulo. O evento considerado o maior congresso do gênero na América Latina reuniu médicos, laboratórios, empresas, pesquisadores, associações e iniciativas públicas, como essa do vereador Zanatta e outras.

O vereador contou que sua apresentação foi muito aplaudida e ‘choveram’ perguntas sobre o motivo do prefeito de Balneário Camboriú vetar o projeto, mesmo depois de ter sido aprovado pela Câmara de Vereadores.

“Depois dessa apresentação, a Associação Santa Cannabis, de Florianópolis se dispôs a doar o medicamento em parceria com uma associação que ajudou a construir o projeto aqui e anunciou aos participantes do congresso que doará 100 frascos de óleo de canabidiol para Balneário Camboriú”, contou Zanatta.

O projeto de lei “PraVida” cria a política municipal de saúde para a distribuição de medicamentos à base de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC), utilizado principalmente no tratamento da epilepsia, fibromialgia e transtorno do espectro autista.

“A conversa com Pedro Sabaciauskis, da Santa Cannabis, teve início na construção do projeto de lei ‘PraVida’, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, mas o prefeito, por total ignorância sobre o tema e não levando em consideração a dor das famílias, vetou. E agora, neste congresso, Pedro divulgou que a associação irá atender uma das entidades de Balneário Camboriú que assistem pacientes que necessitam do medicamento, mas não podem pagar devido ao alto custo”, segue o vereador.

- Publicidade -

“É um orgulho ver a parceria com o vereador Eduardo Zanatta se materializando, trazendo bem-estar para quem precisa,” diz Pedro Sabaciauskis, fundador da Santa Cannabis.

A Santa Cannabis é uma associação sem fins lucrativos, criada com o objetivo de fomentar os estudos da cannabis medicinal em pacientes com indicação para o uso, bem como a distribuição legal de CBD e THC medicinal.

Quem vai receber?

Questionado sobre quais pacientes receberão as doses, Zanatta disse que na próxima semana haverá uma reunião com a Santa Cannabis para definir o recorte que será dado para esse projeto piloto em parceria com a Associação Fibromiálgicos Santa Catarina, de Balneário Camboriú.

“Na fibrio já temos mapeado alguns moradores que tem a prescrição médica, mas não tem dinheiro para comprar o óleo. É aquilo que sempre falo: a dor não pode esperar pelo prefeito, que se mostrou insensível a uma questão de saúde dessas famílias”, resumiu o vereador.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Carregando...