A principal novidade da audiência pública, realizada na Câmara Municipal na quinta-feira (5), para debater o transporte coletivo no município, foi a discussão sobre um possível consórcio entre Balneário Camboriú e Camboriú.
Promovida pela Comissão Parlamentar Especial (CPE) da Tarifa Zero da Câmara de Balneário Camboriú, cerca de 70 pessoas passaram pela audiência.
Os trabalhos da CPE foram prorrogados por mais 90 dias – isto é, até setembro deste ano.

O presidente da CPE, vereador Eduardo Zanatta, disse que a audiência teve boa representatividade da população, porque contou com a presença de moradores de diversas localidades como Morro do Boi, Pioneiros, Nações, Centro, Quarta Avenida, Barra, Nova Esperança, Estaleiro, Estaleirinho, Iate Clube, Taquaras e São Judas Tadeu.
“O foco foi discutir as principais questões relacionadas ao transporte público. As lideranças de bairros foram, mas também trabalhadores. Dois motoristas da Auto Viação Suzano falaram que não tem como solucionar a demora do ônibus, se não fizerem vias exclusivas e preferenciais para os ônibus nas principais avenidas, como Terceira e Quarta e ruas como 1.500 e Alvin Bauer, porque se fica parado como carro normal, não tem como evitar atraso. Não adianta ser um ônibus novo e confortável se a pessoa vai chegar atrasada no trabalho – ela vai achar outro meio e não vai usar o ônibus”, disse.
Segundo Zanatta, foi ‘muito interessante’ ouvir os motoristas porque uma das principais reclamações é justamente o atraso, e o segundo ponto bastante discutido foi a ampliação da frota – pois só é possível ter mais rotas dentro dos bairros (um pedido frequente da comunidade), ampliando a frota de veículos.
“A audiência pública teve três pontos principais, avançamos, mas a tarifa zero precisa ser permanente, o número de passageiros confirma isso (aumentou 600% desde que passou a ser gratuito, com 165 mil passageiros/mês), mas temos que avançar na ampliação de mais rotas principalmente nos bairros, integrando bairros da zona sul com o Centro da cidade, e o terceiro ponto – que seja consorciado/integrado com o município de Camboriú”, afirmou.
Transporte consorciado com Camboriú
Esse ponto citado pelo vereador foi também abordado por diversos moradores de Camboriú, que trabalham em Balneário. Após questionamentos, o secretário de Segurança da cidade, que até quinta-feira (5) acumulava o cargo de diretor-presidente da BC Trânsito, Evaldo Hoffmann, explicou que iniciaram o trabalho, a pedido da prefeita Juliana e do prefeito Leonel Pavan (de Balneário e Camboriú respectivamente) e começaram os estudos.

“Foi formatado um protocolo de intenções entre as duas cidades, que será assinado em evento. Está praticamente pronto (o protocolo), sobre o consórcio coletivo, e será colocado até outras coisas nisso, que serão anunciadas em breve. A maior reclamação do transporte coletivo é que querem mais linhas e mais horários, e isso está sendo estudado dentro da modelagem que vamos fazer (via licitação) porque com contratação como é hoje, não conseguimos implantar”, disse o secretário.
Segundo ele, o ponto mais positivo da audiência foi que muitas pessoas pediram que nos horários de menor demanda, fosse utilizado micro-ônibus, como pelas comunidades da Interpraias e Morro do Boi.
“Teremos, sim, que fazer estudo para aumentar linhas e horários, mas é preciso mudar o atual contrato”, comentou.
Seguirá tarifa zero
O secretário falou ainda sobre a loteria municipal, que está para ser lançada – 25% vai para a mobilidade – ou seja, pode subsidiar o transporte público para seguir sendo tarifa zero.
“Tem também a questão do naming rights que pode ser colocado em prática, o próprio busdoor (atrás do ônibus) também é para publicidade, e estamos vendo a modelagem de publicidade no ponto de ônibus. A tarifa zero é consolidada, seguirá sendo tarifa zero, mas precisamos de subsídio para isso”, completou Evaldo.