
Escolas públicas e particulares interessadas em participar das eleições para a próxima legislatura do Programa Vereador Mirim da Câmara de Balneário Camboriú podem se inscrever até o próximo dia 20.
As eleições são regidas pelo Edital 01/2025, e as inscrições das unidades de ensino devem ser feitas no portal do Legislativo (na página do Programa Vereador Mirim) – acesse o formulário clicando aqui.
A 18ª legislatura será formada por 19 vereadores mirins.

Caso o número de escolas inscritas seja maior do que o de vagas, será realizado sorteio público para determinar quais poderão participar do pleito.
Se o número de escolas inscritas for menor do que 19, as vagas remanescentes serão sorteadas entre as instituições que tiverem mais de 300 alunos aptos a votar.

Márcio Gonçalves, supervisor do Programa Câmara Mirim, disse que o letramento político é fundamental para formar cidadãos conscientes e participativos e o programa vereador mirim dá essa oportunidade aos jovens de Balneário Camboriú.
“Mostramos aos estudantes que no programa eles terão o protagonismo e espaço para desenvolverem o seu senso crítico, tendo a vivência de um mandato parlamentar e podendo transitar e participar da vida política da cidade e até mesmo do Brasil”, emendou.
Existem outros fatores que estimulam os estudantes, como por exemplo, o convívio com colegas de outras escolas, o conhecimento sobre os principais desafios do municipio, as visitas a instituições e órgãos públicos, viagens para encontros estaduais e nacionais e participação ativa em ações sociais da comunidade.
Quando será?
Poderão votar nas eleições mirins, que acontecerão no dia 3 de abril, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas participantes do pleito.
Definidas as escolas participantes, os estudantes dos 7º e 8º anos dessas unidades, que estudem no período matutino, poderão se candidatar a uma vaga na Câmara Municipal.
Os novos vereadores mirins eleitos serão conhecidos no dia 4 de abril, e assumem o mandato em maio deste ano.
“No primeiro momento a unidade de ensino tem que realizar a inscrição, esse primeiro passo é importante para oportunizar a participação dos estudantes, como o programa já está consolidado na cidade, completando esse ano 20 anos de existência, temos uma boa aceitação e participação das escolas públicas e privadas do município”, acrescentou Márcio.