Na primeira reunião ordinária deste ano, realizada nesta quinta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal, os vereadores mirins elegeram a mesa diretora para o 1º período legislativo.
Maria Eduarda Labs de Lima (Colégio Margirus) foi eleita presidente; Gabriela Nunes Pinto (Centro Educacional Áster), para vice-presidente; Carlos Henrique Pavelski Ribeiro (CEM Alfredo Domingos da Silva), 1º secretário e Guilherme Garcia da Costa Pinheiro (CEM Prof. Armando Cesar Ghislandi), 2º secretário.
Na reunião, foram empossadas duas novas vereadoras mirins: Cecília Maria Fragozo, do CEM Dona Lili, que substitui Paulo Victor Nascimento, da mesma escola; e Larissa Bueno, do CEM Nova Esperança, que ocupa uma vaga que estava em aberto.
O CEM Nova Esperança foi escolhido para ocupar a vaga através de sorteio entre os educandários com mais de 250 alunos votantes, seguindo o edital das eleições 2019 do Programa Vereador Mirim. O sorteio foi realizado no último dia 9, ao vivo, durante o programa Câmara Informa, da Rádio Câmara.
Os diplomas das estudantes foram entregues pelo presidente do Legislativo, Marcos Kurtz (Podemos), que utilizou a tribuna e saudou os jovens parlamentares. O vereador Patrick Machado também acompanhou a posse das novas integrantes.
Na sessão, os vereadores discutiram e aprovaram as 17 indicações, entre os assuntos, a inclusão de cursos no Projeto Oficinas, a criação de um restaurante comunitário e melhorias em ruas do município.
Os vereadores mirins se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas, e as proposições aprovadas nas reuniões entram na pauta do Legislativo e são encaminhadas ao Poder Executivo Municipal.