- Publicidade -
- Publicidade -
17.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Claudinei Loos fala em criar condomínio rural e polos industriais para aumentar empregos em Camboriú

Preocupado com a urbanização desenfreada do interior de Camboriú, o que agrava o problema ambiental, social e de infraestrutura vivido na cidade, o vereador peemedebista e líder do partido, engenheiro Claudinei Loos, pede apoio aos colegas para iniciar uma conversa entre entidades de classe e Poder Público, que dará embasamento para um projeto seu, que busca dar incentivo para  instalações de empresas na área rural.

“A maioria dos vereadores de Camboriú usa o tempo para tentar solucionar problemas inerentes ao Executivo, como confecção de bocas de lobo, pavimentação e iluminação pública. Não que isso não seja importante, mas creio que um vereador deva ir mais além. Temos que ajudar a enriquecer os cofres públicos, ou seja, aumentar a arrecadação”, disse o Vereador lembrando do lucro anual de R$ 15 milhões, oriundos da comercialização da água, perdida em final de 2015, quando a então ex-prefeita Luzia Coppi Mathias (PSDB) assinou dando a concessão de 35 anos à concessionária Águas de Camboriú.

No projeto, que deve dar entrada na Casa Legislativa assim que o assunto tiver sido discutido com as entidades, Claudinei Loos busca incentivo fiscal para empresas que se instalarem na área rural.

- Publicidade -

“Temos muitas áreas ociosas no interior, que não são usadas na agricultura. Muitos proprietários, em busca de dinheiro, retalham essas áreas e as comercializam em fatias menores. Isso resulta num maior lucro para o proprietário, mas onera o município, não só no social, mas principalmente no fator ambiental. Isso precisa ser freado; e uma forma de frear essa urbanização desordenada é dando incentivo através de uma parceria público-privada, envolvendo Prefeitura, Câmara dos Vereadores, empresários e proprietários dessas áreas.

Loos explica que o mecanismo é simples: “O proprietário quer vender uma área; a Prefeitura faz a avaliação do imóvel (de toda sua infraestrutura); entra em contato com empresários que não teriam condições financeiras de pagar pelo terreno; e assim forma-se uma parceria. Para que a Prefeitura auxilie nesses casos, é necessário que passe uma lei na Câmara, e para isso convido todos os colegas vereadores”, diz ele entusiasmado para a possível criação de um condomínio rural fechado. Ele acrescenta ainda que o ideal é formar polos industriais, nas diversas localidades: “uma no Braço; outra no Rio do Meio; outra nos Macacos…”, complementa.

Claudinei Loos acredita ser essa uma solução prática e a médio prazo, para aumentar a renda da população. “É a oportunidade de trazermos indústrias para a cidade, criando empregos e, com isso, crescer a receita  e a capacidade de endividamento da cidade; aumentando o número de obras e melhorando a qualidade de vida da nossa gente”, finaliza.

Fonte: Alexandra Gonzalez Santos/Assessoria Imprensa
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -