- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Claudir Maciel é o convidado de mais um encontro ‘PDT em Debate’ na Câmara Municipal de Balneário Camboriú

O ex-vereador e pré-candidato a prefeito, Claudir Maciel (União Brasil) é o convidado do 4° Encontro “PDT em Debate”, na segunda-feira (27), às 19h, na Câmara Municipal.

O tema será “Política Tributária, Gestão Governamental e Concessões Públicas” e o debate será coordenado pelo também pré-candidato a prefeito Allan Schroeder (PDT). 

Nos encontros anteriores foram discutidos os temas “Políticas para mulheres, juventude, diversidade, pessoas com deficiência, idosos e igualdade racial”. No segundo encontro debateram sobre “Educação, Esporte, Cultura e Lazer” e no terceiro, “Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável”.

- Publicidade -

“Estão surgindo ideias bem interessantes, ao término desse processo apresentaremos ao público nosso Programa de Governo. Já temos mais de 300 proposições”, disse Allan.

“Tema inteligente e pertinente”

Claudir em manifestação recente na Quarta Avenida (Facebook Pessoal)

Claudir Maciel disse que ficou honrado com o convite do PDT para debater sobre sistema tributário, gestão governamental e concessões, uma pauta que considerou inteligente e muito pertinente. 

“A nossa cidade precisa discutir e entender a importância destes temas. Balneário Camboriú é a quarta maior arrecadação per capita do nosso Estado, com mais 1,8 bilhão de orçamento para 2024. Um privilégio em arrecadação. No entanto, por uma estrutura administrativa arcaica e uma estrutura física precária, toda essa arrecadação acaba por não atingir o seu objetivo: a qualidade nos serviços públicos prestados. Temos deficiência em todos os setores”, disse Claudir. 

Ele destacou a qualidade das obras privadas da cidade, como as melhores do país. Em contrapartida, os serviços públicos, estão entre os piores, segundo o pré-candidato.

“De 2008 a 2022, a prefeitura arrecadou mais de 850 milhões (em valores não corrigidos) em outorgas onerosas. Uma receita extra, além do orçamento tributário, que irriga os gastos públicos, mas que não se constitui como um tributo perene. Não é uma receita garantida. Logo, isso acaba por mascarar a real situação das contas do município. É preciso fazermos uma grande reforma administrativa e equilibrarmos as contas da cidade”, afirmou.

Claudir enfatizou que o tema concessões públicas, é outro assunto de grande relevância para a cidade. 

“Mas isso não pode envolver a saúde e a educação que, necessariamente, precisam ser públicas. Mas também temos a discussão acerca do lixo, da orla e do transporte público”, acrescentou.

- Publicidade -

Frente ampla de oposição

Segundo Allan Schroeder, estes encontros podem resultar na construção de uma frente ampla com as demais forças de oposição na cidade, que também tem suas diferenças com a atual gestão e essa foi a origem de ampliar o debate para cerca de 10 partidos já contatados. O PDT fazia parte do governo Fabrício Oliveira até março de 2021. 

“A unidade da oposição representa viabilidade de vitória sobre a máquina do governo. As pesquisas que temos indicam isso. O próprio governo já está incomodado com o crescimento da oposição e tentando minar esse crescimento com aquilo que sempre fazem, oferta de cargos e promessas de financiamento de campanha”, afirmou Allan.

Ele acha, no entanto, que o sentimento de mudança da população é mais forte. 

“Especialmente o descontentamento nos bairros quanto à saúde e educação, Enquanto isso no Centro uma proposta absurda e teatral de parque na Quarta Avenida, repudiada pela comunidade, além de uma Praia Central poluída pela incompetência e indícios de corrupção na gestão da Emasa. Com uma obra de reurbanização da Atlântica atrasada por fins eleitoreiros e que cheira a fortes indícios de improbidade administrativa ao esconder uma baita renúncia de receita por parte do prefeito municipal”, acrescentou.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -