- Publicidade -
- Publicidade -
22.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Com 13 votos, Câmara aprovou nome da professora Salete Bianchi Gomes para nova UPA 

A UPA 24h inaugurada nesta terça-feira (4) se chamará Salete Bianchi Gomes, em homenagem à professora que atuou muitos anos na educação na comunidade da Barra.

Projeto de Lei Ordinária 70/2023, de autoria do vereador Anderson Santos (PL) com subscrição de 11 vereadores, foi aprovado com 13 votos favoráveis, e segue para sanção do prefeito.

Em sua justificativa, o vereador proponente diz que “o objetivo é homenagear a vida e o trabalho da saudosa professora Salete Bianchi Gomes, nascida em 29 de março na cidade de Rio do Sul, cuja trajetória deixou um legado inestimável na área da educação e em prol da comunidade do Bairro da Barra”.

- Publicidade -

Anderson segue dizendo que a UPA da Barra será um local dedicado ao atendimento de urgência e emergência de saúde, assim como a prestação de assistência social à comunidade, seguindo o exemplo de dedicação e amor ao próximo que a professora Salete sempre demonstrou ao longo de sua vida.

Salete Bianchi Gomes, desde sua infância, nutria o sonho de ser professora, inspirada pela profissão de sua mãe. Durante o período em que cursava o Magistério, foi convidada a lecionar em uma das escolas de Rio do Sul, e em diversas ocasiões, substituiu sua mãe em sala de aula quando esta se ausentava, por motivos de doença.

Em 1972, Salete Bianchi Gomes concluiu seu curso de Magistério e ingressou na carreira de professora. No ano seguinte, ela e sua irmã Marli Bianchi Gomes mudaram-se para Balneário Camboriú, onde a professora Salete iniciou suas atividades na Escola Municipal Presidente Médici.

Em Balneário Camboriú, Salete Bianchi Gomes conheceu Paulo Roberto Gomes, morador nativo do Bairro da Barra, com quem se casou e constituiu família, tendo três filhas.

Ao longo de sua jornada profissional, Salete Bianchi Gomes conciliou suas atividades entre escolas municipais e estaduais, lecionando na Escola Ivo Silveira, na Escola Estadual Professora Francisca Alves Gevaerd e também no Mobral. Sua dedicação à educação sempre foi exemplar, e seu impacto na vida dos alunos e da comunidade foi notável.

A participação de Salete Bianchi Gomes como cidadã no Bairro da Barra estendeu-se além da sala de aula. Atuando na Associação de Pais e Professores (APP), sempre esteve à frente do seu tempo, buscando melhorias não somente para o ambiente escolar, mas também lutando pela igualdade no acesso à educação para todos.

A professora Salete também desempenhou um papel importante na assistência social da comunidade, liderando projetos e auxiliando famílias carentes por meio da Igreja local em que participava.

- Publicidade -

Salete Bianchi Gomes foi membro ativo da Associação de Moradores do Bairro da Barra, ocupando o cargo de secretária e atuando junto aos demais membros para reivindicar e conquistar diversas melhorias para o bairro.

“A UPA Salete Bianchi Gomes, além de oferecer cuidados de saúde, será um espaço que valoriza a história e o legado dessa notável mulher. Sua dedicação, amor e sábias palavras, como “Vai dar tudo certo” continuarão a inspirar a todos que buscam ajuda e orientação”, concluiu o vereador em sua justificativa.

Confira, no quadro ao final da matéria, as deliberações das outras proposições constantes da pauta, e assista ao vídeo da reunião logo abaixo do quadro.

Leia o relatório de votações clicando aqui, e a relação dos pedidos de informações e das indicações encaminhadas na sessão, aqui.

Tribuna Livre e entrega de moção

No início da sessão, na Tribuna Livre (espaço na primeira reunião do mês destinado a cidadãos e entidades para discorrerem sobre temas de interesse do município), três convidados fizeram uso da palavra.

Emiliana da Silva Campos Souza, coordenadora do Programa de Doações de Fundos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e Claudio Antônio Martins, tesoureiro do Fundo Patrimonial Amigos da Univali, apresentaram o referido Fundo e algumas das características de fundos patrimoniais.

(Foto Márcio Gonçalves)

Por sua vez, Liandro Passos, presidente do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú, falou sobre o trabalho realizado pelo órgão desde o começo deste ano.

(Foto Márcio Gonçalves)

Antes da Tribuna Livre, foi feita a entrega da Moção 195/2024, do vereador Anderson Santos (PL), que congratula a empresa Stoco Centro Automotivo e o CEO e fundador da companhia, Sandro Rogério Stoco, pela premiação recebida como Profissional Destaque na Área de Carros Híbridos e Elétricos no Brasil, concedida pelo Poder Legislativo de São Bernardo do Campo (SP).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -