A estudante Heloisa Ferreira, conselheira mirim na Câmara Mirim de Balneário Camboriú, está concorrendo à vaga de representante de Santa Catarina na etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro, programa de educação para a democracia realizado pela Câmara dos Deputados.
O programa está na etapa estadual, em que cada unidade da federação tem quatro estudantes selecionados que concorrem à vaga na etapa nacional, a ser realizada em Brasília, em dezembro.
Heloisa representa Balneário Camboriú e está entre as quatro catarinenses selecionadas (duas de Cocal do Sul e uma de Criciúma).
Um dos critérios para a escolha é a votação popular em vídeos gravados pelos jovens, com seus discursos acerca do tema “A educação que queremos”, abordado na edição deste ano do Parlamento Jovem Brasileiro. Para votar, clique aqui.
A votação está aberta até o dia 10 de novembro.
“No vídeo, eu falo sobre a violência nas escolas, que foi um tema tratado durante a minha pesquisa e foi relatado por muitos alunos como uma questão urgente no nosso estado”, conta Heloisa.
“Eu gostaria de contar com o voto das pessoas porque eu acredito que nós podemos mudar essa realidade – a juventude em conjunto com o governo. Casos como os acontecidos em Saudades e Blumenau não podem ser uma constante, a gente precisa de medidas para prevenir possíveis ataques em escolas”, finaliza.
Heloisa Ferreira é conselheira na atual legislatura mirim de Balneário Camboriú, e foi vereadora mirim na 15ª legislatura (2020/2021).
Parlamento Jovem Brasileiro
O Parlamento Jovem Brasileiro existe desde 2004, e está na 18ª edição. De acordo com o site da iniciativa, tem como objetivo oferecer a estudantes do ensino médio uma experiência de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo.
O programa está organizado em três etapas.
Na etapa local, participaram 1.080 alunos (40 por estado), que fizeram uma formação online e uma pesquisa sobre políticas públicas relacionadas à educação, além de uma escuta de outros jovens do mesmo município, bairro ou cidade, para entender melhor a realidade, as necessidades e as propostas da juventude local.
Ao final, os estudantes elaboraram discursos escritos em que sintetizaram os aprendizados.
Na etapa estadual, as secretarias de educação selecionaram quatro jovens por estado, que gravaram, então, os discursos em vídeo, os quais passam por votação popular (que vale 20% da pontuação final) e dos estudantes que participaram da etapa local (outros 20%), e pela avaliação de especialistas da Câmara dos Deputados (que vale 60% da pontuação final).
Após a votação e avaliação, será selecionado um aluno de cada estado como deputado jovem, que irá para Brasília, na etapa nacional, onde os estudantes participarão de audiências públicas e debates com especialistas e parlamentares, e ao final elaborarão uma Carta do Parlamento Jovem Brasileiro à Câmara dos Deputados.
Para mais informações sobre o programa, clique aqui.
Texto: Raquel Sander/Assessoria Comunicação/CVBC conselheira24out – A estudante Heloísa Ferreira