O cônsul honorário do Cazaquistão em Santa Catarina, o empresário Altamir Osni Teixeira (Miro), de Balneário Camboriú, disse que nos primeiros cinco meses a principal atividade foi trabalhar a aproximação de empresários brasileiros que tenham interesse em exportar ou investir com o Cazaquistão e também o inverso.
“O principal serviço é o de representação do Cazaquistão em Santa Catarina, nos acordos bilaterais de comércio entre Brasil e Cazaquistão, intermediando acordos, negócios e investimentos entre os dois países”, disse.
Resultado dessa aproximação, segundo informou o cônsul, será uma viagem ao Cazaquistão.
“No próximo ano estaremos estimulando uma viagem ao Cazaquistão de empresários catarinenses com interesse em conhecer o Cazaquistão para futuro comércio ou investimentos. A primeira empresa brasileira a investir em uma fábrica no Cazaquistão foi a WEG de Jaraguá do Sul, que viu no país uma grande oportunidade de expansão na Ásia Central”, afirmou Miro Teixeira.
Ele vem trabalhando estes relacionamentos desde maio, quando foi emitida a Carteira Diplomática pelo Ministério das Relações Exteriores do Itamaraty.
Em outubro a embaixada do Cazaquistão no Brasil realizou em Brasília a cerimônia de abertura do Consulado Honorário do país em Santa Catarina. Na ocasião, o Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, entregou a patente consular ao recém nomeado Cônsul Honorário Altamir Osni Teixeira.
Reconhecimento legislativo
No dia 23 de novembro, Miro Teixeira recebeu Moção de Congratulações, assinada pelo vereador Gelson Rodrigues e aprovada pelos demais vereadores de Balneário Camboriú.
Miro é natural de Camboriú, contador há 33 anos e proprietário da Contabilidade Pioneira, que atua no mercado de Balneário Camboriú desde 2007.
Foi secretário de Turismo do governo Fabrício Oliveira, época em que foi apresentado ao Embaixador do Cazaquistão, a convite do empresário Júlio Tedesco (in memoriam). Desde então manteve contato com as pessoas da Embaixada e aceitou o convite para representar o Cazaquistão no estado de Santa Catarina.