- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú

“Dialogar e não fechar portas”: prefeita analisa viagem para Brasília e importância do apoio do Governo Federal

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

É normal opositores (perdedores) se unirem

No vídeo de hoje, o jornalista do Página 3, Waldemar Cezar Neto, o Marzinho, fala sobre o “encontro” da...

Primeiro evento legalizado de grau acontece domingo em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú vai ter o primeiro encontro oficial do grau legalizado (manobras com a bicicleta, com rodas para cima,...

Mais de 650 pessoas se inscreveram para mutirão de limpeza do Rio Camboriú

As inscrições para o ‘Todos pelo Rio Camboriú’, que acontece neste sábado (22), seguem abertas
- Publicidade -
- Publicidade -

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, esteve na última semana em Brasília, para participar do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas e também cumpriu agenda atrás de melhorias para Balneário Camboriú, como a repactuação de obras na BR-101 no contrato da Arteris Litoral Sul e a permanência do Posto de Saúde Central, na Rua 1.500.

Agendas para ‘destravar demandas’

Segundo Juliana, a viagem foi ‘bastante positiva’, e que além dos eventos de formação para novos prefeitos, conseguiu manter agenda e que a cada dia surgia novo compromisso com órgãos do Governo Federal para ‘destravar demandas de Balneário Camboriú’. 

“No Encontro dos Prefeitos busquei informações sobre novos projetos, programas que existem… tem muita novidade. A diretora de Captação de Recursos esteve presente para ajudar a solucionar situações travadas em Balneário, falamos do Novo PAC. Estivemos também no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para destravar recursos da educação, onde vamos inscrever Balneário para receber uma creche para 180 crianças (via edital, com cadastro em 24/02), o projeto já vem pronto do Governo Federal. Também vamos tentar ônibus para a Educação. É importante estar participando dos encontros, abre conhecimento e traz oportunidades”, afirmou.

Diálogo com governos Federal e de SC

A prefeita salientou que é ‘muito importante’ o diálogo aberto tanto com o Governo Federal como com o de Santa Catarina porque Balneário Camboriú merece atenção, e precisa buscar ajuda, orientação, apresentar solicitações e não deixar passar oportunidades. 

“Eu sempre deixei claro em campanha – precisamos dialogar com todos e não fechar portas – a cidade está acima de tudo. Balneário Camboriú arrecada consideravelmente, mas nos últimos anos gastaram muito mal, não foram buscar força de recurso, captar projetos. Agora é hora de agir, nosso governo busca agilidade, tanto que fomos com a Secretaria da Fazenda e Captação de Recursos, para nos dividirmos, buscar informações e atender o que Balneário precisa. Estamos dialogando com órgãos federais, Governo de SC e todos que quiserem ajudar, pois temos que partir para ação”, acrescentou.

Postinho da 1.500 fica onde está

(Divulgação/PMBC)

Segundo Juliana, uma das agendas mais importantes foi com o presidente geral do INSS, Alessandro Stefanutto, que garantiu que o Posto Central não sairá da Rua 1500. A prefeita disse que essa era uma situação que estava a preocupando, porque em dezembro de 2024 foi dado prazo de 60 dias para a prefeitura entregar a área ou pagar R$ 19 milhões na compra do terreno. 

“A área foi entregue pelo município para sanar dívida, na década de 1990, e mesmo assim o posto foi construído. O terreno passou a ser federal, a área começou a ser cobrada na justiça, em 2015. Ficou acertado em acordo, negociamos, e agora tivemos a garantia que o posto permanecerá na 1500. As tratativas vêm ao encontro da necessidade de fazer reformas e ampliações. Diante da situação de ter ficado parada, caracterizou falta de interesse (Fabrício Oliveira, ex-prefeito, não teria feito nada sobre esse caso). Eu não podia ficar esperando de braços cruzados”, afirmou.

Emasa e Parque Inundável

(Divulgação/PMBC)

A prefeita citou também outra agenda – com o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, onde falaram dos problemas enfrentados pela Emasa, necessidade de recurso (R$ 133 milhões em projeto) e também falou do Parque Inundável, obra a ser realizada em Camboriú, mas que também beneficiará Balneário (com a situação das enchentes e como reserva de água). 

“O secretário propôs modelos federais de financiamento, que serão avaliados, e também veremos a possibilidade de inclusão da obra no Novo PAC”, disse.

Obras na BR-101

(Divulgação)

Juliana também esteve no Ministério dos Transportes, onde falou com Secretário Executivo George Santoro, que confirmou que as demandas para melhorar a fluidez serão todas incluídas na proposta de repactuação da Arteris. 

A prefeita apresentou a lista dos novos acessos, viadutos, etc., que serão incluídos e terá avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). 

“Quem vai dar a palavra final é o TCU sobre quais serão incluídas no pacote. Chega de Balneário Camboriú ficar esquecida, olha tudo o que passamos com filas intermináveis e falta de segurança”, completou a prefeita.

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas